Divulgação / PSD

O candidato ao Senado Professor Oriovisto (PODE), que integra a chapa do candidato ao governo do Paraná Ratinho Junior (PSD), vai largar com o maior tempo de televisão e rádio no horário eleitoral gratuito entre os concorrentes. A candidatura única na chapa de nove partidos garantiu a Oriovisto 1 minuto e 36 segundos por programa eleitoral.

Apesar da vantagem, adversários que fazem "dobradinha" podem dividir o tempo da chapa de maneira desigual. Os candidatos Beto Richa (PSDB) e Alex Canziani (PTB), da chapa da governadora Cida Borghetti (PP) à reeleição, terão que dividir 2 minutos e 22 segundos. Entretanto, é provável que Richa, por exemplo, fique com a maior parte do tempo para se igualar ou ultrapassar Oriovisto. 

Os tempos das chapas e a ordem de veiculação dos programas eleitorais foram definidos nesta sexta-feira (24) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A propaganda eleitoral começa no dia 31 de agosto. (Veja os tempos e a ordem dos programas dos candidatos ao governo do Paraná)

As coligações podem definir como vão dividir os tempos nos casos em que há mais de um candidato ao Senado por chapa. É possível que um dos dois tenha mais espaço no programa da chapa, conforme acordo interno.

Entre os outros candidatos, Roberto Requião (MDB) e Nelton Friedrich (PDT), da coligação que apoia João Arruda (MDB) ao governo, terão que dividir 1 minuto e 27 segundos. O Paraná tem neste ano 14 candidatos para disputar duas vagas ao Senado neste ano, hoje ocupadas por Requião e pela senadora Gleisi Hoffmann (PT), que decidiu não disputar a reeleição para concorrer a uma vaga na Câmara Federal.

Na sequência, o TRE definiu no plano de mídia que Mirian Gonçalves (PT), como candidata única na chapa pura do PT, terá 56 segundos; Rodrigo Tomazini (PSOL) e Jacqueline Parmigiani (PSOL) vão dividir 8 segundos; Flavio Arns (REDE) e Compadre Luiz Adão (DC) ficaram com 7 segundos; Rodrigo Reis (PRTB) e Zé Boni (PRTB), com 7 segundos; e Gilson Mazarobba (PCO), com 4 segundos.

O espaço dedicado aos candidatos ao Senado é de 7 minutos em cada programa eleitoral gratuito. No rádio, os programas serão exibidos das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Na TV, das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. A propaganda para os candidatos a governador, senador e deputado estadual vai ao ar às segundas, quartas e sextas, enquanto a campanha para presidente da República e deputado federal será exibida às terças, quintas e sábados.

Ordem dos programas e tempos de TV e rádio de cada chapa ao Senado

Professor Oriovisto (PODE) – Coligação Paraná Inovador: PSD/PSC/PRB/PR/PPS/PV/PHS/PODE/AVAN – 1 minuto e 36 segundos
Flavio Arns (REDE) e Compader Luiz Adão (DC). Coligação do Bem e da Verdade para Mudar o Paraná: REDE/DC/PPL – 7 segundos
Gilson Mazarobba (PCO) – 4 segundos
Rodrigo Reis (PRTB) e Zé Boni (PRTB). Coligação Unidos pelo Paraná: PRTB/PRP – 7 segundos
Roberto Requião (MDB) e Nelton Friedrich (PDT). Coligação “Paraná: Emprego, Educação e Combate à Corrupção”: MDB/PDT/SD/PCdoB – 1 minuto e 27 segundos
Beto Richa (PSDB) e Alex Canziani (PTB). Coligação Paraná Decide: PP/PSDB/PSB/PTB/DEM/PROS/PMN/PMB – 2 minutos e 22 segundos
Mirian Gonçalves (PT) – 56 segundos
Rodrigo Tomazini (PSOL) e Jacqueline Parmigiani (PSOL) – 8 segundos
Roselaine Barroso Ferreira (PATRI) – 8 segundos

Chapas de senadores com candidatos ao governo

Governo: Cida Borghetti PP/PSDB/PSB/PTB/DEM/PROS/PMN/PMB
Senado: Beto Richa (PSDB) e Alex Canziani (PTB)

Governo: Ratinho Junior PSD/PSC/PRB/PR/PPS/PV/PHS/PODE/AVAN
Senado: Professor Oriovisto (PODE)

Governo: João Arruda MDB/PDT/SD/PCdoB
Senado: Roberto Requião (MDB) e Nelton Friedrich (PDT)

Governo: Doutor Rosinha (PT)
Senado: Mirian Gonçalves (PT)

Governo: Geonísio Marinho PRTB/PRP
Senado: Rodrigo Reis (PRTB) e Zé Boni (PRTB)

Governo: Professor Piva PSOL / PCB
Senado: Rodrigo Tomazini (PSOL) e Jacqueline Parmigiani (PSOL)

Governo: Ogier Buchi PSL/PTC/PATRI
Senado: Roselaine Barroso Ferreira (PATRI)

Governo: Jorge Bernardi REDE/DC/PPL
Senado: Flavio Arns (REDE) e Compader Luiz Adão (DC)

Governo: Priscila Ebara (PCO)
Senado: Gilson Mazarobba (PCO)

Governo: Professor Ivan Bernardo (PSTU)