Assine e navegue sem anúncios [+]
Ar livre

Pandemia: Bares e restaurantes de Curitiba pedem autorização para o uso de calçadas e estacionamento

(Foto: Divulgação)

 Atenta às medidas sanitárias de combate a disseminação da COVID-19 decretadas pela administração municipal e visando o equilíbrio entre saúde pública e estabilização da economia, a Associação Brasileira de Bares de Restaurantes do Paraná (Abrasel - PR), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (ABRABAR) e com o Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba (SINDIABRABAR), encaminhou para a Câmara Municipal de Curitiba e para a Secretaria de Urbanismo de Curitiba um pedido de autorização para uso de calçadas e vagas de estacionamento por restaurantes, lanchonetes, bares e similares.

O requerimento leva em consideração a mitigação da transmissão do vírus em espaços externos devido a ventilação e o sucesso deste formato aplicado em cidades ao redor do mundo que conseguiram resultados satisfatórios na reabertura do comércio durante a pandemia, como Paris, Londres e Barcelona. Em Curitiba, a solicitação engloba o uso destas áreas ao ar livre fronteiriças aos estabelecimentos sem qualquer cobrança de taxa adicional, respeitando as medidas de não obstrução ou bloqueio da circulação de pedestres e mantendo os protocolos de distanciamento já estabelecidos nos decretos em vigor.

"O setor de bares e restaurantes foi um dos mais atingidos pela necessidade de distanciamento social em função da COVID-19 e desde o início estamos monitorando a situação de todo o setor e buscando soluções e alternativas para que o funcionamento das atividades durante pandemia seja possível e seguro tanto para os clientes quanto para os empresários e colaboradores. Utilizar as áreas de calçada e estacionamento é uma opção que pode fazer a diferença neste momento tão delicado", afirma o presidente da Abasel - PR, Nelson Goulart Jr.

O requerimento ainda prevê que a autorização seja temporária e válida somente durante o período de pandemia. "Os restaurantes, bares e lanchonetes são essenciais para o funcionamento da cidade e esperamos que a administração municipal de Curitiba acate nossa solicitação e nos apoie na busca pelo equilíbrio entre a manutenção da renda e dos empregos de todos os envolvidos no setor de alimentação fora do lar, e o combate a disseminação do coronavírus", completa Nelson Goulart Jr.

Assine e navegue sem anúncios [+]

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. OK