Trevisan, Leminski, Ruiz, Tezza… Que a literatura paranaense tem relevância nacional não se questiona, mas a cena literária local perde em representatividade se observada como movimento ainda fragmentado.

Em uma iniciativa inédita, o Litercultura 2016 – Festival Literário de Curitiba, que será realizado entre os dias 26 e 28, no Palácio Garibaldi (Largo da Ordem), promoverá um grande encontro do público com autores que têm sua produção no estado. É o Panorama Paranístico, que abrirá o festival deste ano.

A grande noite da literatura do Paraná vai reunir mais de 50 autores entre independentes, coletivos e publicados por editoras. O que estamos propondo é um reconhecimento da cena. A partir das editoras que trabalham aqui na cidade reunimos os escritores e poetas que estão mais atuantes hoje, sem esquecer os que já fizeram ou tiveram em outros momentos nesta mesma cena literária, diz o poeta Ricardo Pozzo, que divide a curadoria do Panorama Paranístico com a diretora-geral do Litercultura, Manoela Leão.

Estarão representados no evento autores como Estrela Leminski, Paulo Venturelli, Otto Leopoldo Winck, Ivan Justen Santana, Guilherme Contijo Flores, Luis Henrique Pellanda, Robson Vilalba, Coletivo Marianas (coletivo de escritoras), Leonarda Glück, Ricardo Corona, Miguel Freire, entre outros. As editoras Inverso, Kafka, Medusa, Kotter, Arte & Letra, Encrenca e 1801 participam da noite. Uma parceria com a livraria Arte & Letra vai possibilitar a venda dos exemplares ao público em uma grande feira literária.

Para receber o público, está previsto um sarau com leituras de trechos de obras por alguns autores convidados. O poeta e pesquisador literário Ivan Justen Santana apresentará um painel da atual literatura paranaense. Temos representatividade em grandes escritores daqui, mas no coletivo ainda somos fracos em relação ao restante do país. A partir desse panorama, queremos que ao invés de as pessoas disputarem espaço, que possam compartilhar e trabalhar junto, justifica Pozzo.

 

Autor de Alvéolos de Petit Pavê, Ricardo Pozzo observa que os paranaenses consomem pouco a literatura feita aqui, ao contrário de estados como Rio Grande do Sul e Pernambuco, que têm uma cena consolidada. Vamos tentar mostrar ao público que existem autores que merecem ser lidos e ainda não são reconhecidos, diz.

 

Ingressos

A entrada no Panorama Paranístico não exigirá ingresso, mas estará sujeita à lotação do espaço. Para as apresentações dos dias 27 e 28 a distribuição dos ingressos gratuitos começa no dia 15 de agosto, próxima segunda-feira. Este ano serão três os pontos de retirada: Espaço UP Shopping Palladium piso L2, Universidade Positivo Câmpus Osório (Praça General Osório, 125 – Centro), Câmpus Ecoville (Bloco Amarelo). Nos dias do evento a bilheteria estará aberta mediante à lotação da casa.

Esta edição do Litercultura será a segunda completa sob curadoria do crítico e jornalista Manuel da Costa Pinto. Ex-editor da Revista Cult, atual colunista do Caderno Ilustrada, da Folha de São Paulo, Costa Pinto já foi curador da Flip e da programação literária da Feira de Frankfurt, na Alemanha, entre outros projetos curatoriais.

O Litercultura nasceu em Curitiba e é uma realização da Gusto Produção Cultural. Nesta edição conta com patrocínio do Banco Itaú e apoio da ELEJOR.

Sobre Manoela Leão

Nasceu no Recife e mora em Curitiba há 10 anos. É formada em Artes Visuais e trabalhou com direção de arte e editorial até conhecer a sua verdadeira vocação: os eventos culturais. Em 2012 idealizou e passou a produzir anualmente em Curitiba o Litercultura, festival literário que já colocou o público em contato com dezenas de autores nacionais e estrangeiros. A experiência rendeu convites para curadoria de outros eventos como Emil, Festival Paulicéia Literária e ações do Sesi Cultural. Também na terra que adotou como sua casa lançou em 2015 o Sex Libris – Sarau Erótico, um encontro periódico com escritores, poetas e performers em torno da produção literária erótica.

Sobre o Litercultura

O Litercultura aconteceu pela primeira vez em 2013, em Curitiba. Trata-se de um festival de literatura com ênfase na leitura, não se limitando a ser uma festa ou uma feira. Pelos palcos do Litercultura passaram escritores, atores, músicos, tradutores, jornalistas e pessoas interessadas no ato de ler. Alberto Manguel, Ana Maria Machado, Chico César, Cristóvão Tezza, Gonçalo M. Tavares, Miguel Sanches Neto, Sílio Boccanera, Valter Hugo Mae, Tim Vickery, Antonio Skármeta, Alan Pauls e vários outros estiveram celebrando com os melhores leitores, o público. Site: www.litercultura.com.br I Facebook: www.facebook.com/litercultura

 

Litercultura 2015

Festival com shows, conferências, oficinas e mesas-redondas

De 26 a 28 de julho (sexta a domingo) de 2016

Sociedade Garibaldi – Praça Garibaldi, 12, Largo da Ordem

Patrocínio: Banco Itaú

Apoio: ELEJOR

Apoio institucional: Itaú cultural, Programa Rumos, Prêmio Oceanos, Colégio Positivo, Escola de Escrita, Palácio Garibaldi, Slaviero Hotel, Fundação Cultural de Curitiba.

Realização: Gusto Produção Cultural

Ingressos gratuitos antecipados devem ser retirados com antecedência: Espaço UP (Shopping Palladium – piso L2), Universidade Positivo Câmpus Osório (Praça General Osório, 125 – Centro), Câmpus Ecoville (Bloco Amarelo).

Ingressos na bilheteria conforme lotação.