Robson Mafra

A fase de grupos da Série D chegou à metade e o Paraná Clube chegou à liderança do grupo A7 da competição, após a vitória de 1 a 0 sobre o Santo André, no sábado (28), na Vila Capanema. O time soma 15 pontos em 7 jogos, obteve quatro vitórias seguidas, sofreu apenas 2 gols e ainda não perdeu na competição. Para o técnico do time, Omar Feitosa, foram a paciência e a disciplina que fizeram o time chegar lá.

 “Valorizo a nossa paciência. Desde o início do trabalho, dissemos que seria difícil por isso, que se ficássemos ansiosos, forçando o passe pode dentro, poderíamos tomar o contra-ataque e até perder o jogo”, disse o treinador, em entrevista coletiva, após a partida de sábado. “Tivemos a disciplina de recompor, sem medo de atacar, acho que foi isso aí”, analisou.

Na competição, o Paraná está com 15 pontos, mesma pontuação que o São Bernardo, mas perde vantagem no saldo de gols – tem 5, contra 6 da equipe paulista.

O próximo jogo será exatamente contra o Santo André, no próximo sábado (4), Às 15 horas, estádio Bruno José Daniel (em Santo André). Para Feitosa, o Paraná agora está mais visado pelos adversários. “Eles já sabem como o nosso time joga”, disse ele. “Nós nos posicionamos o mais na frente possível, tentando roubar a bola no campo deles, tentando dar velocidade ali a partir dos volantes e laterais, explorando os flancos do adversário que se encontra mais frágil”.

O jogo

Desde o começo da partida o Paraná foi para cima do Santo André e logo aos 43 segundos do primeiro tempo teve a primeira chance, com Marcelinho batendo forte de fora da área e levando perigo. Aos 14, o goleiro Gabriel Cabral, do Santo André, fez lambança e quase marcou contra. O Santo André só assustou aos 28, com David Ribeiro chutando para fora. Nos acréscimos, o Paraná foi para cima e quase abriu o placar. Aos 46, Rafael Silva mandou de cabeça e acertou a trave. Aos 49, Marcelinho bateu cruzado, e o goleiro espalmou.

O gol do Paraná foi marcado por Rafael Silva aos 22 minutos do segundo tempo. André Krobel cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque. A cobrança saiu fechada e, pouco antes da pequena área, Rafael Silva desviou de cabeça para o gol. Depois do gol marcado, o time controlou a partida até o fim.

PARANÁ CLUBE 1 x 0 SANTO ANDRÉ

Paraná: Felipe; André Krobel (Milla), Frankliin, Odivan e Cesar Morais; Moisés Gaúcho e Vinicius Kiss (Ueslei Brito); Marcelinho (Evandro), Rafael Silva (Lucas Buchecha) e Everton Brito (Alisson Tadei); Carlos Henrique. Técnico: Omar Feitosa
Santo André: Gabriel Cabral; Nathan, Raphael Carvalho, João Paulo e Ruan; Tiago Ulisses (Udson), Will, Dênis Germano (Gharib) e Alex Charib (Bruninho); Dioran (Eder Paulista) e David Ribeiro (Kayan). Técnico: Renato Peixe
Gol: Rafael Silva (22-2º)
Arbitro: Ignácio José de Almeida Pedro (PA)
Público: 7.160 (pagante)
Renda: R$ 169.890
Local: Vila Capanema, sábado