AEN – Atendimento em Itaperuu00e7u

O Paraná Cidadão, feira de serviços promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, teve o evento desse ano na cidade de Itaperuçu, Região Metropolitana de Curitiba. A feira de serviços levou para a população diversos serviços gratuitos.

Durante os três dias, foram registrados aproximadamente sete mil atendimentos, para cerca de quatro mil pessoas que passaram pela Escola Municipal Dalzira Brandt Santana. O serviço que mais se destacou foi a confecção de carteiras de identidade, com a emissão de mais de 1,2 mil documentos.

A feira serviu para o município como um suporte na recuperação dos prejuízos causados pelo forte temporal ocorrido no dia 30 de novembro. Foram ofertados serviços de emissão de documentos pessoais (RG, CPF e Carteira de Trabalho), intermediação de vagas de emprego, cadastro no programa Nota Paraná e cadastro para diminuição da tarifa social de luz e água.

“São ações sociais e de cidadania que vão oportunizar quem mais precisa. Os atendimentos foram prestados e, a população compareceu em peso. Ficamos muito felizes em pode ajudar esses moradores que mais precisavam”, ressaltou o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Elias Gandour Thomé.

Para o prefeito de Itaperuçu, Helyo Guimarães o evento foi muito importante. “Atendemos as necessidades da nossa população. Agradeço a toda equipe do Governo do Estado e da nossa prefeitura por termos juntos nos mobilizado para apoiar quem realmente mais precisa”, disse ele.

CADASTRO

A população teve a oportunidade de fazer também o cadastro biométrico no novo portal Governo Digital, com informações e serviços das mais diversas áreas, principalmente do Governo do Paraná. Ainda foram ofertadas orientações jurídicas, sobre direitos humanos, assistência social, defesa do consumidor, dentre outras ações. Também as crianças das turmas do Colégio Estadual Vereador Luiz Maltaca, receberam orientações sobre como funciona o sistema socioeducativo para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

A moradora de Itaperuçu Josiane da Silva trouxe a filha para fazer a carteira de identidade e aproveitou também para fazer seu CPF. Segundo Josiane, ela nunca teve a oportunidade e a condição de ir até o local para fazer, e agora com o evento facilitou completamente sua vida.

A aposentada Neusa Fortes foi até a feira para colocar em dia seu exame de visão. "Só pelo fato de eu não precisar me deslocar tanto para ser atendida já valeu a pena”, disse ela.

MICROCRÉDITO

A Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado, participou pela primeira vez do Paraná Cidadão. Um analista da Fomento esteve no local para orientar e encaminhar propostas de financiamentos de microcrédito a empreendedores locais que sofreram perdas com o temporal. O crédito tem o objetivo de ajudá-los a retomar as atividades econômicas mais rapidamente.