Valquir Aureliano – O técnico do Paraná

O Paraná Clube precisa de mais uma vitória para garantir vaga à segunda fase da Série D. O time ainda joga três vezes, contra Nova Iguaçu (em casa), São Bernardo (fora) e Oeste (em casa).

A matemática passou a valer a partir do encerramento da 11ª rodada, neste domingo (26). O Paraná jogou no sábado (25) e perdeu para a Portuguesa-RJ por 1 a 0, no Rio de Janeiro. Com isso, ficou ainda na 2ª posição, com 19 pontos.

Após o encerramento da rodada, o São Bernardo lidera o grupo A7, com 23 pontos, e é o único até agora que garantiu classificação. Atrás do Paraná aparecem Portuguesa-RJ (15 pontos) e Nova Iguaçu-RJ (11 pontos). Esses seriam os quatro classificados.

Contudo, Santo André-SP (12), Cianorte-PR (11) e Oeste-SP (10) ainda podem, pelo menos matematicamente, alcançar o Paraná. Mas, se o time paranaense somar ao menos mais uma vitória, garante a vaga. A vaga pode ser consolidada até mesmo no próximo sábado (2), em caso de vitória paranista sobre o Nova Iguaçu, na Vila Capanema.

Na próxima fase, o adversário do Paraná sairia do grupo A8. No atual momento, seria o Aimoré-RS, 3º colocado no grupo A8. Se o time paranaense passar em 1º ou 2º em seu grupo, poderá decidir o mata-mata em casa. Isso mesmo que o adversário termine a primeira fase com mais pontos. Atualmente, o Aimoré soma 20, contra 19 do Paraná.