Divulgação/Grêmio/Rodrigo Fatturi – Gabriel Kazu

O Paraná Clube perdeu por 3 a 0 para o Grêmio, nessa quinta-feira (dia 22), no CT Hélio Dourado, no Rio Grande do Sul, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A competição é destinada a jogadores com menos de 23 anos, mas o regulamento permite a utilização quatro atletas acima dessa idade. Há também o limite de usar no máximo oito atletas sub-19.

No jogo, Elias abriu o placar para o Grêmio aos 21 do primeiro tempo. Gabriel Kazu foi expulso em seguida, aos 29, e deixou o Paraná com um jogador a menos. No segundo tempo, o time gaúcho marcou mais dois com Thayllon.

O clube paranaense decidiu usar a equipe sub-20, do técnico Jorge Ferreira, na competição. Os únicos reforços do profissional são o zagueiro Guilherme Lacerda (20 anos), o volante Gabriel Kazu (21) e os pontas Keslley (21) e Lucas Sene (20).

A equipe começou a partida com a seguinte escalação: Gabriel; Paranhos, Léo Pettenon, Guilherme Lacerda e Bryan; Gabriel Kazu e Kriguer; Keslley, Lucas Sene e Anderson; Helbert.

Na primeira rodada, o Paraná empatou em 1 a 1 com o Santos, na Vila Capanema.

REGULAMENTO
Na 1ª fase da competição, os 16 clubes participantes são divididos em dois grupos de oito times cada. Os do grupo A enfrentam os clubes do Grupo B. Os quatro primeiros de cada grupo avançam. Na 2ª fase, os clubes dos grupos C e D (oito no total) jogam entre si, dentro de cada grupo, em ida e volta. Os dois melhores de cada grupo disputam as semifinais, que serão jogadas em ida e volta. A final também será em dois jogos.

TABELA
O Paraná volta a jogar em 29 de outubro (quinta-feira), contra o Sampaio Corrêa, no Castelão, em São Luís (MA).

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. Em 2018, o título ficou com o São Paulo, que eliminou o Coritiba nas semifinais. Em 2019, o campeão foi o Internacional. O Paraná participou pela primeira vez em 2019 e ficou em último (16º) lugar, com 2 vitórias e 6 derrotas.