Luís Fortes/MEC

As 54 instituições de ensino do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, do Ministério da Educação (MEC), estarão espalhadas por 23 estados e pelo Distrito Federal já no ano que vem. Os municípios contemplados para compor o projeto-piloto do programa em 2020 foram anunciados ontem, em coletiva de imprensa na sede da pasta, em Brasília.

No Paraná as escolas estarão em Curitiba, Colombo, Foz do Iguaçu e uma outra que ainda deve ter indicação do Estado. A parceria do MEC com o Ministério da Defesa, vai ser implementada em 38 escolas estaduais e 16 municipais. Cerca de 1.000 militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares da ativa vão atuar na gestão educacional das instituições.

De militares a gestores, todos os envolvidos com o programa das escolas cívico-militares passarão por uma capacitação promovida pelo MEC. Antes do início das aulas, pontos focais das secretarias de Educação estaduais e municipais, diretores, professores, militares e profissionais de educação participarão de uma formação presencial e/ou a distância.

A adesão ao programa foi e continua a ser voluntária. Apenas Piauí, Sergipe e Espírito Santo ficaram de fora.