AEN

O Sistema  Único de Saúde (SUS) irá priorizar as vacinas produzidas no Brasil, no caso as do Instituto Butantan e Fiocruz. Essa afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello,  nesta quarta-feira, 16, durante a cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Imunização, em Brasília. “Todas as vacinas produzidas no Brasil, ou pelo Butantan, pela Fiocruz ou qualquer indústria, terá prioridade do SUS e isso está pacificado”, disse.

O governo federal lançou oficialmente nesta quarta-feira (16) o plano nacional de imunização. Pazuello ressaltou que todos os estados da federação serão tratados de forma igualitária e proporcional. “Vamos levantar a cabeça. Acreditem. O povo brasileiro tem capacidade de ter o maior sistema único de saúde do mundo, de ter o maior programa nacional de imunização do mundo, nós somos os maiores fabricantes de vacinas da América Latina. Pra que essa ansiedade, essa angústia? Somos referência na América Latina e estamos trabalhando”, afirmou.

Segundo o ministro, o governo federal entregará o material para a imunização aos estados, que serão responsáveis pela logística e distribuição em seus territórios. Assim, os estados terão de fazer as vacinas chegarem nos municípios, que aplicarão as vacinas. O Ministério da Defesa auxiliará neste trabalho. Pazuello afirmou que todos os brasileiros receberão a vacina de forma gratuita, nos postos de vacinação. “Vacinas registradas, vacinas garantidas em sua segurança e eficácia. Nós não podemos brincar com a saúde da população brasileira”, disse.