Divulgação – Plataforma abre dados que podem ser usados como suporte a políticas públicas voltadas à infância

Criada em 2016 pelo Centro Marista de Defesa da Infância, a plataforma digital Crianças e Adolescentes em Dados Estatísticos (CADÊ Paraná) está passando por uma reformulação completa. Com lançamento marcado para a próxima terça-feira (dia 28 de maio), o sistema agora traz dossiês com panoramas de indicadores sobre a infância para cada um dos 399 municípios do estado, um mapa sobre os equipamentos públicos que prestam atendimento à infência, além de análises do orçamento público da criança e do adolescente e informes temáticos que fazem um recorte de temas emergentes para a infância, com análise qualitativa de especialistas convidados.

De acordo com Gustavo Queiroz, que atua no setor de comunicação do Centro de Defesa, a nova cara da plataforma foi pensada a partir do contato com organizações da sociedade civil. “Queríamos que (a plataforma) fosse utilizada em políticas públicas, reportagens, e fomos descobrindo o que faltava para as pessoas utilizarem mais e entenderem os dados sobre infância, porque percebíamos que muitos não sabiam como chegar nesses dados”, diz Gustavo.

Todos os dados do CADÊ Paraná são oficiais, compilados a partir de informações disponibilizadas pelo IBGE, Datasus e vários outros sistemas governamentais. Enquanto o CADÊ Brasil traz dados por estado, o sistema do Paraná trabalha com a municipalização, ou seja, com dados de cada um dos 399 municípios do estado.

O objetivo principal, explica Gustavo, é oferecer algum tipo de suporte para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência no Paraná. “Temos oito dimensões (de dados). Se vou na seção de educação ou infraestrutura, consigo ver facilmente quantas escolas estão sem biblioteca, não têm acesso à água potável, esgoto público… Quero desenvolver algo sobre saúde, dá para ver quantas crianças não são vacinadas, quantos óbitos evitáveis num município”, exemplifica.

Outra novidade e uma forma mais resumida de verificar os dados sobre a juventude paranaense são os dossiês de cada município, que trazem 30 indicadores individuais sobre a infância, e os informes temáticos.

“Como temos limitação dos dados quantitativos, trabalhamos também com dados qualitativos. Verificamos quais os temas emergentes, o que precisa se discutir na área da infância, e chamamos especialistas. Então vamos além dos dados e tentamos entender os números, em documentos de seis a sete páginas, de leitura bem rápida”, conta Gustavo.

Plataforma
O CADÊ Paraná é uma plataforma que facilita o acesso aos dados oficiais sobre crianças e adolescentes no Paraná. Com a ferramenta é possível acessar e visualizar dados sobre a infância e a juventude de forma interativa e os indicadores sobre os 399 municípios paranaenses. A plataforma tecnológica é constituída por um sistema de monitoramento de indicadores subsidiado por dados estatísticos de fontes oficiais, como IBGE, INEP, Datasus, TSE, entre outros.
Para acessar: www.cadeparana.org.br