Num trabalho ininterrupto de combate ao furto e à receptação de fios de cobre usados por empresas de telefonia, policias civis da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) prenderam, em duas situações distintas, ambas no Caximba, em Curitiba, dois homens por receptação desses cabos, no início da tarde desta quinta-feira (17). Com um deles, os policiais encontraram um caminhão com uma tonelada de cabos furtados. Com o outro preso, foram apreendidos mais quatrocentos quilos do produto. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (18).

O delegado titular da DFR, Francisco Caricati, contou que foram recuperados cabos das empresas Tim, GVT e Oi. Na primeira abordagem foi encontrado o caminhão lotado de cobre. A carga está avaliada em aproximadamente R$ 15 mil, contou o delegado.

Na sequência do trabalho, os policiais civis encontraram mais quatrocentos quilos de cabos de cobre num barracão nos fundos da casa de outro suspeito. Esse material vale cerca de R$ 6mil. Diferente de outras pessoas presas recentemente que estavam com os fios de cobre por serem sucateiros e trabalharem com esses produtos, nos dois casos de hoje há a impressão de eles estavam guardando o cobre para alguém. Vamos atrás dessa pessoa e dos ladrões também, disse.

O delegado alertou que quando o marginal leva o cobre da linha telefônica pode deixar parcela da população sem os serviços de telefonia. Agora esse material será devolvido para as empresas, que irão reprocessá-lo e utilizá-lo novamente, explicou Caricati.