Franklin de Freitas – O tenente-coronel Rodrigo de Mauro: “Nós

O jogo entre Coritiba e Athletico neste domingo (19), no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro, deverá ter torcida única. Ao menos foi esse o pedido que as Polícias Militar e Civil do Paraná fizeram. Faltaria apenas o aval da CBF, organizadora do Campeonato.

O pedido de torcida única foi feito após os acontecimentos de domingo, quando torcedores do Coritiba e do Palmeiras entraram em confronto perto do Couto Pereira. As confusões ocorreram tanto dentro como fora do estádio.

“Nós, juntamente com a Polícia Civil, fizemos um relatório solicitando torcida única no próximo clássico”, disse o tenente-coronel Rodrigo de Mauro, do 20º Batalhão da Polícia Militar, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (13). “O caminho para amenizar esses confrontos é torcida única. Não há outar maneira. É como é feito em São Paulo”.

O comandante da PM fez críticas ao comportamento dos torcedores e disse que o confronto foi premeditado. “Sabemos que esse pessoal não veio com a intenção de assistir ao jogo, e sim causar tumulto. Uma torcida que vai ao estádio esperando a outra chegar não vai para assistir ao espetáculo, tenho certeza”, disse De Mauro.

Segundo a PM, a torcida organizada Mancha Verde, do Palmeiras, informou que viriam quatro, que foram escoltados até o estádio. Outros dois ônibus envolvidos na confusão teriam vindo depois, sem comunicar a PM, já para brigar com torcedores do Coritiba que os estariam aguardando. “A intenção deles não era assistir ao jogo, e sim causar tumulto”, afirmou De Mauro. Questionado sobre se os torcedores do Coritiba não estariam dentro do previsto, nas imediações do estádio, o comandante foi taxativo. “Normal seria a torcida do Coritiba estar dentro do estádio”.