Benefu00edcio da atividade fu00edsica entra na sala de aula

Quem acha que apenas estudar o tempo todo pode render um melhor aprendizado, está enganado. Estudos mostram que é mais rentável aliar horários de aprendizagem a prática de esportes. Uma pesquisa realizada recentemente pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que os estudantes que praticam esportes regularmente têm um rendimento escolar 20% maior do que os outros alunos. Isso porque os exercícios físicos ajudam a aumentar a concentração, fixando melhor o conteúdo estudado. Além disso, o esporte colabora para o convívio social, autoestima, pré-disposição, diminui a ansiedade, melhora a memória e as noites de sono.
Uma publicação feita pelo Journal of Pediatric Psycology, da Academia de Oxford no Reino Unido, relevou que o esporte proporciona um alívio em períodos de tensão como provas escolares, vestibulares, apresentação de trabalhos ou até em entrevistas de emprego. A prática regular de exercícios causa a liberação da beta-endorfina no corpo, substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Cérebro
A intensificação do bombeamento do sangue, propiciada pelos exercícios físicos, joga mais oxigênio no corpo, inclusive oxigenando mais a massa cinzenta e estimulando o nascimento de novos neurônios e a interconexão entre eles, as sinapses. Até o final da década de 90 acreditava-se que o ser humano nascia com um número estabelecido de neurônios e durante o ciclo de vida só os perdia. Recentemente, a ciência comprovou, através de inúmeros estudos, que a massa cinzenta também se desenvolve, dependendo da área em que os exercícios físicos estão associados: é o conceito de plasticidade cerebral. Quem pratica algum tipo de esporte tem menos risco de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), porque os exercícios físicos estimulam a circulação sanguínea e a oxigenação do sangue.
As endorfinas e o bom humor
A prática de esportes estimula a produção de endorfina no nosso organismo, um hormônio produzido pela glândula hipófise que tem ação analgésica e ao ser liberado produz sensação de bem estar, alegria e melhora do humor. Essa sensação de bem estar e conforto, produzida pelo próprio organismo, é uma das formas mais saudáveis de combater o estresse.


Quatro práticas esportivas e seus benefícios

Exercícios aeróbios
Ginástica de solo, natação, caminhada em parques públicos e corrida leve podem ser feitos de 30 minutos a uma hora todos os dias, se for possível, ou três vezes por semana. Essas práticas podem aliviar a ansiedade, auxiliar no controle da pressão arterial, favorecer o sistema cardiovascular, reduzir o estresse e melhorar o humor.

Exercícios anaeróbicos
São atividades que exigem um nível maior de esforço, como corrida de 100 metros, natação intensiva, levantamento de peso, musculação, flexão, agachamento, ginástica olímpica. Esse tipo de exercício, conhecido como “exercício resistido” ajuda a ganhar massa muscular e a reduzir o peso. Recomenda-se que tenha curta duração: 30 a 60 minutos no máximo. Beneficia a circulação sanguínea, melhora o metabolismo e não ocupa muito tempo do estudante.

Esportes coletivos 
Fazer exercícios com uma turma ou participar de um time de vôlei ou futebol, além de propiciar a prática esportiva ainda promove a sadia convivência em grupo, estimula a rapidez de raciocínio e reflexos e treina a liderança e a interação social.

Lutas
A prática dos diversos tipos de luta é uma excelente alternativa para tirar um pouco o foco dos estudos e reduzir a ansiedade, ao mesmo tempo em que se estará treinando duas qualidades essenciais para o estudo: disciplina e concentração.