Franklin de Freitas

Localizado na esquina da avenida Marechal Floriano Peixoto com a rua Cândido de Leão, em frente a praça Tiradentes, o edifício Miguel Calluf, patrimônio histórico da cidade, que teve como inspiração o Flatiron Building, primeiro arranha-céu de Nova York, foi inaugurado em 1954 como o luxuoso Lord Hotel, e depois transformado no Hotel Eduardo VII nos anos 1990. 

Segundo estudo feito pelos restauradores responsáveis pela revitalização, o prédio sofreu modificações ao longo dos anos, como a reforma do pavimento térreo em 1973, mas com o acervo mobiliário original será possível recompor a ambientação de alguns espaços como eram antigamente, respeitando a memória da obra original. Nos anos 2000 o edifício teve suas atividades paralisadas, foi mantido fechado e agora será revitalizado e reformado. Com o término da reforma previsto para o fim de 2021 e com nome de Viva Curitiba, o espaço contará com serviços de co-living, coworking, academia, restaurante e café para os moradores e hóspedes. O Chef Dudu Sperandio já está confirmado para comandar a cozinha, o café e o rooftop que serão abertos ao público.

A empresa paranaense VR Investimentos é a responsável pelo empreendimento. A startup de gestão e administração Housi promete pouca burocracia para alugar e estará à frente dos serviços de locação dos imóveis já prontos e mobiliados. “A Housi é uma plataforma de moradia por assinatura, que acompanha o consumidor onde ele estiver, sem burocracia, tudo de forma digital”, explica Alexandre Frankel, CEO da Housi. A Housi faz contato direto com o locatário por meio de um aplicativo próprio e é responsável também pelos problemas de manutenção, limpeza e outras questões relacionadas aos imóveis.