Ricardo Marajó/SMCS

Entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano, quem ama futebol tem compromisso marcado com a Copa do Mundo do Qatar. Disputando a cobiçada taça, entrarão em campo 32 seleções, entre elas a do Brasil, que figura entre as favoritas e pode se tornar hexacampeã mundial.

Enquanto a bola não rola, uma boa dica é conhecer um pouco mais sobre o torneio de futebol mais importante do planeta. Nesse contexto, uma boa dica é O Livro de Ouro das Copas, de autoria do jornalista e escritor curitibano Lycio Vellozo Ribas.

O trabalho foi apresentado nesta sexta-feira (24/6), ao prefeito Rafael Greca, durante visita no Palácio Solar 29 de Março. O livro é fruto de uma pesquisa minuciosa que durou 12 anos.

“É com imensa alegria que eu e o Eduardo Pimentel (vice-prefeito) recebemos o Lycio, sua esposa Rachel e seu filho Iago. Lycio, que vem de uma família de escritores, produziu um trabalho fantástico que nos mostra em detalhes tudo o que aconteceu nas Copas do Mundo e claro que nos enche de esperança em nossa Seleção que este ano busca mais uma conquista no Qatar. Que venha o Hexa! Viva o Brasil”, disse o prefeito Rafael Greca.

O autor presenteou o prefeito com um exemplar e contou que a obra que será lançada no próximo dia 3 de julho na Bienal de São Paulo. O Livro também terá um lançamento especial em Curitiba, na Livraria A Página, no Shopping Estação, dia 30 de julho, às 16h.

Bíblia das Copas

A obra revisita todos os Mundiais desde 1930 e conta as dificuldades da TV para transmitir os jogos e a incorporação da tecnologia que chegava lentamente, como a utilização do replay do lance instantâneo, que só ocorreu a partir dos anos 1970 ou a transmissão de imagens ao vivo e em cores que viria acontecer no Mundial de 1974.

Para os profissionais da área, o livro é um guia prático atualizado e completo sobre os mundiais, com informações raras e curiosas, regras modificadas a cada Copa, a adoção do VAR, estatísticas, média de gols, recordes, lendas, fatos divertidos e até assuntos recentes.

Mais de 900 jogos

O Livro de Ouro das Copas também traz informações importantes sobre 900 jogos, relacionando os confrontos mais importantes das copas; traça um paralelo entre grandes astros do futebol, como Messi, Maradona, Romário e Roberto Carlos; revela os jogadores considerados os reis das copas; lista as maiores polêmicas ocorridas nos torneios; destaca também para os “muralhas”, goleiros históricos das copas e as grandes equipes que, mesmo mostrando um ótimo futebol em campo, nunca ganharam um título.

Sobre a Copa do Mundo do Qatar, o livro menciona a decisão de adiar o torneio para novembro, devido às altas temperaturas no país-sede entre outros fatos que interferiram nas seleções participantes, desde a equipe que foi proibida de participar das eliminatórias devido a uma guerra e até aquelas que tiveram surto de Covid no elenco e não puderam jogar as eliminatórias.