Daniel Castellano/SMCS/Arquivo

Foi publicado na segunda-feira (2/12), no site da Prefeitura de Curitiba, novo edital para a contratação de 417 professores de educação infantil pelo processo seletivo simplificado (PSS). A jornada de trabalho será de 40 horas semanais e a remuneração de R$ 2.455,51

Esta contratação para a função pública de professor de educação infantil será necessária para que Prefeitura possa substituir afastamentos dos profissionais de carreira, como os que estão em licença-prêmio e em licença-maternidade.

As inscrições serão abertas na sexta-feira (6/12), às 9h, e poderão ser feitas exclusivamente pelo site. O prazo para as inscrições termina às 17h do dia 12/12.

O PSS para os professores de educação infantil não terá cobrança de taxa de inscrição e nem prova. Os participantes serão pontuados de acordo com a prova de títulos e o tempo de serviço.

Ler antes de fazer a inscrição
A recomendação da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal é para que os candidatos leiam atentamente o edital, antes de fazerem a inscrição. No site da Prefeitura de Curitiba também há um manual do PSS.

“Percebemos no primeiro PSS deste ano que muitas pessoas não leram o edital antes do preenchimento das informações no sistema. Como as informações são confirmadas depois, por meio de documentação, muitos foram desclassificados porque não conseguiram demonstrar o que declararam no ato da inscrição”, orienta a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal, Jane Alves Lopes de Sus.

A apresentação dos documentos será feita em janeiro. A data ainda será divulgada. A expectativa é de que a contratação comece em fevereiro.

Os participantes do PSS devem acompanhar as informações atualizadas pelo site da Prefeitura de Curitiba. Os editais também são publicados no Diário Oficial.

Este é o segundo edital de PSS para professor de educação infantil em 2019. Quem participou do primeiro edital, chegou a ser contratado e desistiu da vaga não poderá participar deste PSS

A Central 156 também pode esclarecer as dúvidas de segunda-feira a sábado das 9h às 18h. Quem estiver fora de Curitiba pode telefonar para (41) 3074 6456.

Escolaridade exigida
A escolaridade dos candidatos poderá ser ensino médio completo na modalidade Normal (Magistério) ou ensino médio completo, acrescido de pós-médio ou sequencial, na modalidade Normal (magistério) ou ensino superior completo, que poderá ser graduação em licenciatura plena em Pedagogia ou Normal Superior.

Os profissionais serão contratados por regime especial, com prazo máximo de contratação de 12 meses, que poderá ser prorrogado por outro período igual. Os professores contratados pelo PSS estarão vinculados ao Regime Geral de Previdência Social, ou seja, haverá recolhimento junto ao INSS. Eles não terão direito ao fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS), pois serão agentes públicos exercendo função pública.

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais e a remuneração de R$ 2.455,51

Antes de assumirem as turmas, os novos profissionais participarão de formação que será dada pela equipe da Secretaria da Educação.