Publicidade
Carreira & Cia.

Preparado/a para entrevistas de emprego on line?

(Foto: Divulgação)

A entrevista online é muito útil e permite que os processos seletivos continuem acontecendo. O formato não coloca o entrevistado em risco e até ajuda a reduzir custos de deslocamento para o empregador, tornando o processo seletivo muito mais rápido. Os processos online seguem os padrões de uma entrevista presencial. Estudar a empresa, estar com o currículo em dia, vestir-se adequadamente. Tudo continua valendo, mas é preciso ver também a internet, o melhor lugar para a entrevista e outros detalhes.

Entrevista on line não é tão recente

Usar a tecnologia nas fases iniciais do processo seletivo já não era novidade para boa parte das empresas. Com o isolamento social necessário para combater o coronavírus, no entanto, a decisão final também passou a ser feita online em várias delas. A mudança ainda causa alguma insegurança, mas traz pontos positivos e pode vir a ser mais utilizada mais intensamente no período pós-pandemia

Até dinâmicas em grupos vêm sendo realizadas remotamente

As contratações presenciais foram realizadas até o início de março, tomando medidas preventivas - salas grandes para evitar que os candidatos ficassem muito próximos e álcool em gel disponível para todos. Com a quarentena, porém, todas as entrevistas começaram a ser feitas a distância, usando ferramentas de vídeo. Até dinâmicas em grupos vêm sendo realizadas por vídeo chamadas. Plataformas permitem conectar várias pessoas e dividir participantes em grupos, quando há necessidade.
Conexão internet estável e ambiente calmo com o mínimo de interferência
O selecionador e o candidato devem se preparar para este momento, reservar um horário para a entrevista, com uma folga para que não seja necessário fazer uma entrevista corrida e deixar questões importantes sem respostas adequadas. A diferença fica em questões como assegurar que a conexão de internet esteja estável e buscar um ambiente calmo e silencioso, com o mínimo de interferência externa.

Cada processo seletivo é único e com diferentes etapas e técnicas

Entre as vantagens do recrutamento totalmente remoto: ajudar a quebrar certas barreiras psicológicas e certos preconceitos, preparando as empresas para eventualmente absorver uma força de trabalho mais diversa. Cada processo seletivo é único e conta com diferentes etapas e técnicas. O mais importante é que os candidatos sintam-se seguros e confortáveis durante todas as interações do recrutamento e possam se expressar da forma que acharem melhor.

Melhore a sua imagem e postura profissional

Teste tudo com antecedência. Assim que você souber qual ferramenta será usada na entrevista, instale a plataforma e faça um teste com amigos ou parentes. Escolha o lugar da entrevista. Boa conexão de internet, fundo neutro, nada de ruídos externos. Esse é o ambiente ideal. Se prepare e esteja pronto 30 minutos antes. Teste tudo novamente e veja se suas anotações de apoio estão por perto. Isso ajuda no seu estado mental na hora da entrevista. Tire as distrações. Feche aplicativos do computador que tenham notificações e deixe o celular no silencioso. Lembre-se das regras. Tenha os mesmos cuidados de uma entrevista presencial: roupa adequada, currículo impresso ou em arquivo de fácil acesso e estude a empresa antes da conversa, até para poder tirar dúvidas. Além da boa apresentação na vestimenta, postura pró ativa diante das abordagens na entrevista.


CURTAS:

* Decisão inédita abre caminhos para a indústria milionário do cânhamo.Certamente, não há escassez de oportunidades para comercializar o cânhamo cujo potencial da indústria no Brasil é de mais de U$ 45 bi. Com a recente decisão da Justiça Federal que autorizou o plantio do cânhamo para fins industriais, novos caminhos se abriram para os empresários. Você já pensou que a sua empresa pode ganhar com a produção desta fibra que é muito mais rentável e resistente do que o algodão? O cânhamo é uma fibra originada da planta Cannabis Ruderalis e seu plantio acabou de ser autorizado por decisão judicial no Brasil. Além de ser uma fibra 5 vezes mais resistente que o algodão, ele consome 75% menos água. Segundo Felipe Kuster, sócio e diretor de projetos e relações internacionais do escritório Küster Machado Advogados: ”a decisão é inovadora porque supre a lacuna sobre a possibilidade do plantio do cânhamo, cujo nível de THC é abaixo do 0,3%, abrindo precedente para esta indústria milionária. Mais informações: filipe.kuster@kustermachado.adv.br.

* No mês de maio a comunidade acadêmica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) deu um show de engajamento na campanha "Dia do Abraço". Como resultado da ação, que teve como objetivo transformar o isolamento social e o sentimento de saudade em uma experiência de solidariedade, a Universidade vai doar R$60,1 mil em alimentos a instituições de Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo, onde há campus da PUCPR. Para quem preferir, as contribuições financeiras podem ser feitas pela conta corrente: APC – Associação Paranaense de Cultura | Caixa Econômica Federal | Operação: 003 | Agência: 3153 | Conta Corrente: 689-6 | CNPJ: 76.659.820/0001-51.  Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (41) 99106-9104, ou clicar neste link para receber mais informações. 

* Covid-19: Tecnologias conseguem prevenir contágio do coronavírus em espaços de grande circulação de pessoas . O equipamento mais recente no mercado é a Câmera Termográfica que promete medir a temperatura da pessoa estando com ou sem máscara de proteção. Diante da crise do coronavírus, muita coisa mudou nas relações de trabalho e no modo de viver. A quarentena fez com que empresas se adaptassem ao home office e o aumento dos cuidados com a higiene no combate à disseminação do vírus também trouxe novos comportamentos. Em meio a tantas diferenças na rotina, as inovações têm auxiliado empresas e pessoas em questão de saúde e segurança de dados. Principalmente para àqueles que precisam continuar trabalhando, como os profissionais de saúde e empresas de serviços essenciais.


FRASE:

"Se queres colher em um ano, plante cereais. Se queres em dez anos, plante árvores. Se queres colher para toda a vida, selecione e desenvolva pessoas"

(Provérbio oriental)


Sua opinião é muito importante para nós, além de agregar em diversidade de opiniões, permite que conheçamos melhor nosso LEITOR qualificado. Envie sugestões de temas que gostaria de ver abordados. 

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES