Com o intuito de aumentar a segurança no período em que a população realiza grande movimentação de dinheiro por conta do recebimento de salários, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) largou, na tarde desta quinta-feira (01/08), no Quartel do Comando-Geral no bairro Rebouças, em Curitiba (PR), capital do estado, a Operação Pagamento que já resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de uma arma de fogo.

Durante as primeiras horas da operação foram 273 pessoas abordadas, sendo cinco detidas e um adolescente apreendido, além dois estabelecimentos comerciais vistoriados e 48 veículos, dos quais um foi recuperado e um apreendido. Também foi recolhido um revólver calibre 38, 31 gramas de maconha e três pedras de crack. As ações resultaram no cumprimento de um Mandado de Prisão e na lavratura de três Termos Circunstanciados.

Visando o pagamento do início do mês estaremos realizando esta operação especificamente com o objetivo de combate ao crime de roubo, e para isso nós estamos efetuando abordagens a pessoas suspeitas com o intuito de localizar foragidos, armas ilegais, drogas e qualquer outro material que venha a ser usado nesta prática, explica o tenente-coronel Rui Rota da Purificação, Comandante do BOPE.

Na operação, que começou às 14h desta quinta-feira (01/08), estão sendo efetuados bloqueios e abordagens intensificando a segurança nas proximidades de agências bancárias, casas lotéricas, lojas, restaurantes e outros estabelecimentos. Participam das ações cerca de 150 policiais militares integrantes do BOPE e mais 30 viaturas, além de um helicóptero do Grupamento Aéreo Policial (GRAER), que sobrevoa os eixos comerciais e auxilia as equipes que estão nas ruas.

A partir do início da noite, o Batalhão está intensificando as ações nas áreas de UPS. Esta operação é de recobrimento aos batalhões de área, por meio da operação pagamento, que vem sendo realizada pelos batalhões de Curitiba, afirma o tenente-coronel Rui Rota da Purificação. E o recobrimento nas áreas de UPS segue a mesma linha, completou.