Publicidade
Exame Nacional do Ensino Médio

Primeiro dia do Enem tem 48,9 mil candidatos faltantes no Paraná

(Foto: Geraldo Bubniak)

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no domingo (3) em todo o País, teve 1,17 milhão de faltantes, o que dá cerca de 23% do total de 5,1 milhões de candidatos aptos. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, pouco depois do encerramento das provas, às 19 horas. No Paraná faltaram 48.985 candidatos, o que também dá 23% do total de 211.308 inscritos.

O número de faltantes ficou dentro da média dos últimos anos. No ano passado o primeiro dia de provas teve 24,9% de faltantes no País. Outros 376 candidatos foram eliminados.

Agora, os inscritos se preparam para o segundo dia de provas, que acontece no próximo domingo, 10 de novembro. Os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração e os portões serão abertos às 12 horas.

Ontem, as provas foram de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, cujo tema foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil. O tema foi divulgado após às 13h30, no horário de Brasília, quando o exame começou a ser aplicado em todo o País.

O tema surpreendeu alguns professores, mas também foi considerado dentros dos padrões do Enem por se tratar de uma temática atual no Brasil.

Horário de verão
Aparelhos celulares de diversas marcas e operadoras adiantaram novamente os horários ajustando os relógios para o horário de verão, que não vai mais ocorrer no país. A alteração ocorreu à 0h de domingo, dia do Enem. Como os relógios adiantaram uma hora, foi menos problemático se fosse o contrário.

“Aparentemente houve um problema na telefonia – local, do Brasil ou do mundo, a gente ainda não detectou –, que antecipou (adiantou) alguns relógios e disparou algumas mensagens”, escreveu o ministro.

Datas/Gabarito
Os gabaritos do Enem 2019 e os cadernos de questões devem estar disponíveis para os candidatos no dia 13 de novembro, depois da aplicação das provas do dia 10. Já os resultados estão previstos para janeiro de 2020, para os participantes regulares, e para março de 2020, para participantes “treineiros”.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES