Franklin de Freitas

Oito profissionais da área de saúde e gestão hospitalar do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, referência no tratamento de pacientes com coronavírus, foram os primeiros vacinados contra Covid-19 em Curitiba e no Paraná na noite desta segunda (18). A escolha do local para o momento histórico também serviu de homenagem aos 74 anos da instituição, comemorados nesta segunda. Foram vacinados duas técnicas de enfermagem, uma enfermeira, um médico, uma fisioterapeuta, uma nutricionista, uma fonoaudióloga e uma encarregada da higienização. Na ocasião, o governador Carlos Massa Jr agradeceu a dedicação dos profissionais de saúde, do setor de compras da secretaria de Estado de Saúde, que garantiram os insumos, e à imprensa pelo apoio durante a pandemia. “Hoje é uma luz no final do túnel, hoje é um dia feliz para todo o Brasil. Todos nós estamos vivendo uma pandemia tentando compreender tudo. Nos desencontros da vida, acabamos tendo esse encontro com a esperança e como a medicina. Não vencemos a pandemia ainda. Estamos vencendo uma parte dela. Estamos começando a vacinação com aqueles que se dedicaram a cuidar das outras vidas, os profissionais de saúde que estão há dez meses nesta luta. Nada mais justo que começar por eles. Um dia histórico para o Paraná. Quero de forma muita carinhosa a todos os profissionais de imprensa do Paraná, que nos ajudaram a combater a fake news, a defender a saúde. A imprensa nos ajudou muito”, disse ele.  O governador também lembrou que mesmo com a vacina, os paranaenses devem manter os cuidados, como uso da máscara, distanciamento social e higiene.

A enfermeira Lucimar Josiane Oliveira, 44 anos, foi um das vacinadas com Covid-19. Ela está na linha de frente na luta contra a Covid-19 no Hospital do Trabalhador desde o começo da pandemia em maio. “Me ligaram que eu fui escolhida. Eu estou desde março no Hospital do Trabalhador, me dedicando a tratar dos pacientes com coronavírus. Agradeço muito a minha equipe e o apoio do hospital ao nosso trabalho. É um orgulho. Estou muito feliz, porque nós brasileiros estamos passando por muioas dificuldades. Eu tenho fé que vamos vencer”, disse ela. Quase a vida toda de Lucimar é dedicada à saúde.  Ela começou como faxineira em um hospital no interior de São Paulo em 1998, depois fez curso técnico de enfermagem, depois de socorrista até se formar em enfermagem na Universidade de Marília.  Para quem pensa em não tomar a vacina, Lucimar tem um recado: “Que tenha empatia pelo próximo e pare de ouvir informações erradas.  Ela foi feita por profissionais respeitados e  autorizada pela Anvisa”.

Os primeiros vacinados no Paraná

Lucimar Josiane de Oliveira (Enfermeira)

Denise Dias Brito (técnica de enfermagem)

Diego Shustrer Paes (médico)

Patricia Moreira (técnica em enfermagem)

Neura Barbosa (encarregada higienização)

Suelen Meduna (fonoaudióloga)

Larissa Mello Dias (fisioterapeuta)

 Caroline Louise Benvenutto Hoffmann (nutricionista)

O avião com as primeiras 120 mil doses pousou no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 18h53 desta segunda-feira (18). Mais dois voos comerciais, um da Azul e outro da Gol, chegarão ao Paraná com o restante das doses.  O avião da Latam número 3439, que trouxe as primeiras 120 mil doses em 50 caixas do imunizante CoronaVac, produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, pousou no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 18h53 desta segunda-feira (18). A conquista acontece 314 dias depois dos primeiros seis casos da doença, no dia 12 de março de 2020. Ainda nesta segunda mais dois voos comerciais, um da Azul e outro da Gol, chegarão ao Paraná com o restante das doses. Serão 265.600 unidades nessa primeira fase da vacinação no Estado.

Doses serão distribuídas aos demais municípios nesta terça

As doses serão distribuídas para a Capital e os demais municípios a partir desta terça-feira (19). Até lá, ficarão armazenadas em câmaras frias no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que fará o trabalho de separação para as regionais de Saúde.
Das 265.600 doses, 22.720 estão reservadas para a população indígena e 242.880 para profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência severa. Elas serão aplicadas em 126 mil pessoas, sendo a maior parte profissionais da saúde: 102.959.

Serão distribuídas 132.300 doses na primeira etapa no Paraná – são duas doses por pessoa. As demais ficarão armazenadas no Cemepar até o intervalo ideal da Coronavac, de três semanas (21 dias), para garantir a segurança e o controle de temperatura.

A distribuição será feita com três aviões, que foram incorporados à frota aérea, além de caminhões com baús refrigerados e veículos menores, englobando todo o Estado. Serão, a princípio, seis rotas aéreas. O Paraná tem 1.850 salas de vacinação.

A estrutura paranaense para a reserva dos imunizantes conta com 21 câmaras frias, freezers para produção de gelo, equipamentos de ar-condicionado, contêineres refrigerados de 40 pés e caminhões refrigerados. A Secretaria Estadual da Saúde já distribuiu aos municípios 1,7 milhão de insumos. Foram seringas 25 x 0,6, seringas 25 x 0,7, máscaras descartáveis, face shields, aventais e carteirinhas de vacinação.

Aniversário do Hospital do Trabalhador

 O Hospital do Trabalhador completou 74 anos nesta segunda-feira (18) como principal referência em saúde pública e atendimento contra a Covid-19 em Curitiba. São 74 leitos de UTI e 45 de enfermaria no Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), que engloba, também, o Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal (Caif), o Centro de Reabilitação do Paraná – Ana Carolina Moura Xavier (CHR), o Centro Regional de Especialidades (CRE Kennedy) e o Oswaldo Cruz.

Confira a previsão das doses que serão entregues para as regionais de Saúde:
1ª – Paranaguá – 2.240
2ª – Metropolitana – 39.240
3ª – Ponta Grossa  – 6.000
4ª – Irati – 1.520
5ª – Guarapuava – 5.920
6ª – União Da Vitória – 1.540
7ª – Pato Branco – 4.840
8ª – Francisco Beltrão – 2.680
9ª – Foz do Iguaçu – 5.160
10ª – Cascavel – 8.240
11ª – Campo Mourão – 3.440
12ª – Umuarama – 3.120
13ª – Cianorte – 1.240
14ª – Paranavaí – 3.040
15ª – Maringá – 9.360
16ª – Apucarana – 4.000
17ª – Londrina – 13.960
18ª – Cornélio Procópio – 3.600
19ª – Jacarezinho – 3.400
20ª – Toledo – 5.360
21ª – Telêmaco Borba – 1.880
22ª – Ivaiporã – 2.760
PARANÁ – 132.540.