Divulgação

O projeto Mosaico, dentro da Oficina de Práticas Artísticas, leva cidadania e arte a 130 estudantes da Escola Municipal CEI Carlos Drummond de Andrade, no bairro Sítio Cercado. O objetivo é incentivar a reflexão e conscientização da comunidade escolar, reaproveitando materiais de construção na criação de objetos e painéis decorativos, por meio de práticas pedagógicas.

A escola está situada numa região residencial, afastada de grandes centros comerciais. A professora Nelci Hambrusch explica que o bairro ainda está em expansão, sendo comum encontrar resíduos de construção, que servem de matéria-prima para a criatividade.

“Nosso propósito é estimular novas formas de pensar e agir quanto a desenvolver hábitos e habilidades por meio de atividades construtivas. Para criar e brincar, reaproveitamos resíduos”, relata Nelci.

O trabalho foi realizado ao longo do ano, com textos diversos para o aprofundamento do tema resíduos sólidos. Artigos de revistas, folders, livros didáticos, softwares, internet, vídeos e outros recursos permitiram o estudo sobre o lixo antes e depois do aparecimento das indústrias.  Com a leitura do livro “Curitiba: História da Minha Terra”, do autor Luiz Ferreira, os estudantes aprofundaram ainda mais o conhecimento da história da fundação da cidade de Curitiba, destacando também os símbolos do Estado.

Meninos e meninas participaram ativamente. “A aprendizagem foi significativa e pode ser percebida através da riqueza de opiniões e questionamentos durante os debates promovidos na realização da atividade”, conta a professora Nelci.

Produções como um painel com imagens do zoológico da cidade, mosaico de flores com cerâmica, brinquedos confeccionados com sucatas e até pufes de garrafas pet fazem parte das produções que encantaram a comunidade.

“Aprendemos a fazer mapas em mosaico e ainda criamos símbolos como a gralha azul e araucária também em mosaico para compor o nosso painel no muro da escola”, conta o estudante Gabriel Silva, 9 anos.

A professora enfatizou a questão dos resíduos produzidos pelo homem e o papel dos cidadãos frente às questões ambientais e à sustentabilidade do planeta. Estudantes, pais e professores se comprometeram a diminuir a produção de resíduos, separar o lixo e mudar hábitos de consumo.

“Nós doamos material para ser reciclado e fomos descobrindo juntos com as crianças como adotar atitudes que colaboram com a melhoria da qualidade de vida do nosso bairro. Tudo aquilo virou arte e ficou muito lindo”, explica a mãe de Gabriel, Márcia Maria Silva dos Santos.