Para que a lei que veta dupla função dos motoristas de ônibus seja cumprida efetivamente, sem ônus aos usuários, o vereador Valdemir Soares (PRB) colherá assinatura dos 38 vereadores para apresentar novamente a proposta de alteração no texto da lei aprovada no final do ano passado. O parlamentar retirou o pedido de urgência na votação ontem para que haja maior discussão junto às entidades envolvidas, por uma ameaça da passagem do transporte coletivo de Curitiba subir em R0,05 com a contratação de cobradores e adaptação dos ônibus.

O projeto para modificação no texto da lei será protocolado na próxima quarta-feira (21) pela necessidade de publicação da aprovação de retirada do pedido de urgência. A luta só se estendeu um pouquinho mas vai chegar ao final com um transporte mais seguro para os passageiros e funcionários, esclareceu o parlamentar.

Ele ressaltou ainda que a Casa abriu mão de 10 milhões de reais para poder contribuir com a tarifa e favorecer o usuário, que a decisão de reapresentar o projeto é coesa e toda Câmara é totalmente contra o trabalho da dupla função no transporte coletivo. Lembrou por mais uma vez a necessidade de eliminar a possibilidade do projeto ser aprovado e depois acarretar ônus ao usuário.

A necessidade de alteração na legislação é pela brecha jurídica encontrada pela Prefeitura, Urbs e empresas de ônibus. A argumentação é que quando os motoristas estão com os veículos parados podem cobrar as passagens sem acumular a função de cobrador.