Está sem dinheiro para assinar plataformas de streaming, alugar filmes on-line ou pagar televisão por assinatura? Existem outras opções de graça para você se divertir aproveitar no conforto do seu lar.

Nesta semana, trazemos dicas de filmes e brincadeiras para a criançada, festivais de música on-line para matar a saudade de assistir shows de bandas paranaenses e artistas de todo o mundo, além de curiosidades sobre a nossa cidade.

Mas, neste momento, também é fundamental nos cuidarmos! Por isso, ainda tem sugestões para aprender mais sobre a história da saúde e uma matéria lá em nosso site com uma infectologista tirando dúvidas sobre o que fazer com roupas e sapatos durante a pandemia.

Acesse sempre o nosso site: www.curitibadegraca.com.br, onde você sempre encontra diferentes opções para curtir durante esse período de isolamento e distanciamento social.


Foto: Divulgação

Vídeos ensinam brincadeiras para crianças. Na imagem, Andre Soare, da Smelj, realizadora do proejto.

Para a criançada

O Cine Passeio, que está exibindo filmes on-line, agora lançou uma sessão somente para crianças: a sessão Matinê Virtual. Nesta semana, estão disponíveis as animações “A Velha e o Mar.. e a Batedeira” e “Brichos 2: A Floresta é Nossa”. Para assistir, só acessar www.cinepasseio.org.br. Todas as quintas entra uma nova programação de filmes, sempre gratuitos.

Outra estreia do mundo virtual curitibano para o público infantil é o projeto Brincando em Casa, realizado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Todos os sábados e domingos, às 10h, são divulgados vídeos na página do Facebook da Smelj com dicas para as crianças e pais criarem atividades recreativas e brinquedos simples usando materiais comuns e fáceis de encontrar em casa.


Foto: Divulgação

A banda Hillbilly Rawhide é uma das atrações do Festival Way & Music Online. 

Música do Paraná e do mundo

Já anota na agenda: no próximo fim de semana, acontecem dois festivais on-line com músicas para variados gostos. No sábado (30/05), o Festival Way & Music Online reunirá quatro bandas paranaenses em quase oito horas de música ao vivo. As apresentações acontecerão durante toda a tarde, com Magaivers (12h), Thiago Bigode & Convidados (14h), A Banda Mais Bonita da Cidade (16h) e Hillbilly Rawhide (18h). Para assistir, é só acessar os perfis oficiais da Way Beer no Instagram, Facebook e YouTube.

Já no domingo (31/05), a partir das 14h, será a vez do Festival digital POPline, que reunirá artistas nacionais e internacionais. O público será incentivado a fazer doações em dinheiro para concorrer a itens originais de seus ídolos, além de poder assistir a performances exclusivas, especialmente para ocasião. Toda a renda arrecada será revertida para as confecções de máscaras, que serão distribuídas à comunidade carente.

Entre as participações confirmadas estão Avril Lavigne, Daniela Mercury, Fernanda Abreu, Manu Gavassi, Malu Magalhães, Gretchen, OneRepubli, Di Ferrero, Rodrigo Suricato, PablloVittar, DJ Pedro Sampaio, Cat Dealers, Hungria, PK e muito mais. A exibição será no canal do YouTube do POPLine: https://www.youtube.com/user/PortalPOPLine


Foto: Daniel Castellano/ SMCS

O calçadão da Rua XV foi o primeiro do Brasil. 

Curiosidades de Curitiba

Curitiba é conhecida pela sua natureza exuberante, mas também pelo seu pioneirismo em diversos setores, principalmente, no desenvolvimento urbano. Nossa qualidade de vida também é referência – é difícil alguém conhecer a cidade e não gostar!

Uma das nossas editoras, Irma Bicalho, reuniu cinco curiosidades e fatos que mostram em quais aspectos Curitiba inovou e saiu na frente, seja no Brasil ou no mundo. A matéria está em nosso site, na editoria “De tudo um pouco”.


Foto: FreePik

Infectologista explica como higienizar roupas e sapatos durante a pandemia

Vamos falar sobre saúde?

Saindo um pouco das dicas culturais, ter informações confiáveis sobre saúde é fundamental nesta época, para aprendermos mais sobre os temas e também nos cuidarmos melhor. Em nosso site, você encontra a entrevista que fizemos com a infectologista Dra. Marta Fragoso, do Hospital Vita, que tirou dúvidas sobre como devemos higienizar roupas e sapatos durante a pandemia. A reportagem está na editoria “Expressinhas/Saúde”.

Outra sugestão para quem tem curiosidade sobre a história da saúde no Brasil é aproveitar os livros da Editora Fiocruz que tiveram o acesso gratuito para download. Entre os temas abordados nessas obras estão importância do SUS, como são pesquisas clínicas para vacinas e medicamentos, depressão e saúde mental, o papel da Organização Mundial da Saúde (OMS), epidemias que já ocorreram, entre outros. Para acessar, basta clicar neste link: http://books.scielo.org/fiocruz