Publicidade
Estreia

Quem é quem em 'A Dona do Pedaço', nova novela das nove da Globo

Marcos Palmeira e Juliana Paes, os protagonistas de 'A Dona do Pedaço'
Marcos Palmeira e Juliana Paes, os protagonistas de 'A Dona do Pedaço' (Foto: Divulgação/Rede Globo)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A disputa entre as famílias Ramires e dos Matheus são o foco inicial da trama de "A Dona do Pedaço", próxima novela das nove da Globo. Escrita por Walcyr Carrasco, o folhetim que estreia 20 de maio começa na década de 1970, mas logo tem um salto temporal que a leva 20 anos para a frente.

Juliana Paes é a protagonista da história, Maria da Paz, uma jovem humilde que vem de uma família de justiceiros profissionais. Crescida, ela encara no altar a "morte" do marido Amadeu (Marcos Palmeira), membro da família rival à de Maria.

A semelhança com o clássico da literatura "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, é proposital, mas ganha toques de comicidade com a direção de Amora Mautner (de "Avenida Brasil", "A Regra do Jogo" e da série "Assédio").

Depois do trauma, Maria precisa fugir da cidade fictícia de Rio Vermelho, no Espírito Santo, para São Paulo com a ajuda da mãe e de um padre. Grávida e sem emprego, a personagem se reergue resgatando memórias de infância, tempo em que desenvolveu o hábito de cozinhar ao lado de sua avó Dulce (Fernanda Montenegro), com quem aprende a fazer bolos.

Anos depois, Maria torna-se dona de uma cadeia de confeitaria e precisa lidar com a filha Josiane (Agatha Moreira) que se une a Régis (Reynaldo Gianecchini) para dar um golpe na mãe. Daí em diante, só assistindo para saber.

Veja quem é quem em "A Dona do Pedaço":

Maria da Paz (Mirella Sabarense/Juliana Paes) - Neta de Dulce (Fernanda Montenegro), filha de Evelina (Nívea Maria) e Ademir (Genézio de Barros). Herdeira dos Ramirez, ela é uma mulher bonita, decidida e de bom coração. Apaixona-se por Amadeu (Marcos Palmeira) e luta para se casar com ele. Jurada de morte pelos Matheus, foge para São Paulo, onde, para se sustentar, começa a vender seus bolos caseiros até tornar-se dona de uma rede de confeitarias. Trabalha incansavelmente para criar sozinha a filha Josiane (Agatha Moreira) e se envolve com Régis (Reynaldo Gianecchini), sem superar a perda de seu primeiro e grande amor, dado como morto. 

Dulce (Fernanda Montenegro) - Matriarca dos Ramirez, a avó de Maria (Juliana Paes) pode ser tão carinhosa e dedicada quanto fria e precisa, se necessário for para defender sua família. Mãe de Ademir (Genézio de Barros), é quem ensina a neta a fazer bolos. 

Evelina (Nivea Maria) - Casada com Ademir (Genézio de Barros). Mãe de Maria (Juliana Paes) e Zenaide (Manu Fernandes/Maeve Jinkings). É simples, despojada, bem diferente do que Josiane (Agatha Moreira) espera ter como avó. Ao chegar em São Paulo, sozinha, se aproxima de Antero (Ary Fontoura). 

Ademir (Genézio de Barros) - Filho de Dulce (Fernanda Montenegro) e casado com Evelina (Nivea Maria). Pai de Maria (Juliana Paes) e Zenaide (Manu Fernandes/ Maeve Jinkings). É um justiceiro profissional e sonha ver as filhas seguindo o caminho da família. A princípio, não aceita o casamento da filha Maria com Amadeu (Marcos Palmeira). Tenta fazer de tudo para impedi-la de encontrar o jovem, mas sabe que a última palavra na casa é sempre a de Dulce (Fernanda Montenegro) e por este motivo acaba consentindo.  

Zenaide (Manu Fernandes/Maeve Jinkings) - Filha de Ademir (Genézio de Barros) e Evelina (Nivea Maria). Irmã de Maria (Juliana Paes), casa-se com Hélcio (Dionísio Neto). Mãe de Fabiana (Maria Clara Baldon/Nathalia Dill) e Virgínia (Duda Batista/ Paolla Oliveira). Vive uma tragédia familiar após o tiro que atinge Amadeu (Marcos Palmeira) no altar e é separada das filhas. 

Hélcio (Victor Aguiar/Dionísio Neto) - Primo de Maria (Juliana Paes). Casa-se com Zenaide (Maeve Jinkings) e tem duas filhas, Fabiana (Maria Clara Baldon/Nathalia Dill) e Virgínia (Duda Batista/Paolla Oliveira). É um dos principais justiceiros da família Ramirez. Junto de Adão (César Ferrario) e Ademir (Genezio de Barros), tenta impedir o relacionamento de Maria e Amadeu (Marcos Palmeira). 

Fabiana (Maria Clara Baldon/ Nathalia Dill) - É a irmã mais velha de Virgínia (Paolla Oliveira). Filha de Zenaide (Maeve Jinkings) e Hélcio (Dionísio Neto). Quando os Ramirez e os Matheus se desentendem por ocasião do casamento de Maria (Juliana Paes) e Amadeu (Marco Palmeira), é raptada pela família rival e deixada em um convento. Criada por freiras, cresce sonhando com a vida que gostaria de ter ao lado de sua família. Um dia, através de um programa de TV, reconhece a irmã Virgínia (Paolla Oliveira), que mostra um amuleto igual ao dela. Descobre onde ela mora e se aproxima, mas aos poucos revela sua faceta vingativa e rancorosa. 

Virgínia (Duda Batista/Paolla Oliveira) - Filha caçula de Zenaide (Maeve Jinkings) e Hélcio (Dionísio Neto), irmã de Fabiana (Maria Clara Baldon/Nathalia Dill). É adotada por Otávio (José de Abreu) e Beatriz (Natália do Vale), após ser separada da mãe na infância. Amada e paparicada, torna-se uma it girl, conhecida como Vivi Guedes. Vive no mundo ultrafashion e contrata Kim (Monica Iozzi) para administrar sua carreira. É namorada de Camilo (Lee Taylor) e a principal referência de Josiane (Agatha Moreira) no projeto para se tornar uma digital influencer.    

Adão (César Ferrario) - Primo de Maria (Juliana Paes) e pai de Hélcio (Dionísio Neto). É um matador profissional e não aceita o casamento de Maria com Amadeu (Marcos Palmeira). É pai adotivo de Júnior (Bernardo Amil/Guilherme Leicam). 

Júnior/Mão Santa (Bernardo Amil/Guilherme Leicam) - Filho adotivo de Adão (César Ferrario) e Berenice (Maria Sílvia Radomille). Se torna justiceiro profissional. Será contratado para substituir Chiclete (Sergio Guizé) na missão de dar um fim à vida de Virgínia (Paolla Oliveira), já que ele se interessa pela moça.  

Ricardo/Chiclete (Luiz Felipe Mello/Sergio Guizé) - É um homem rude, de gestos bruscos. Agregado dos Ramirez, foi criado como sobrinho de Maria (Juliana Paes) e trabalha no "negócio da família".  

Amadeu (Marcos Palmeira) - Filho de Nilda (Jussara Freire) e Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos). Irmão de Vicente (Álamo Facó) e Ticiana (Áurea Maranhão). Foi estudar em Vitória, onde se formou em Direito. Dono de uma índole pacífica, não tem interesse algum em seguir a dinastia da família. Sofre um atentado no altar, prestes a se casar com Maria (Juliana Paes). Depois de meses em recuperação, casa-se com Gilda (Heloísa Jorge), sua fisioterapeuta, e tem um filho com ela, Carlito (João Gabriel). O reencontro com Maria, seu grande amor, faz sua vida aparentemente estruturada tremer. 

Nilda (Jussara Freire) - Casada com Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos), mãe de Amadeu (Marcos Palmeira), Ticiana (Áurea Maranhão) e Vicente (Álamo Facó). É uma mulher do interior do Espírito Santo, matriarca da família Matheus. Culpa Maria (Juliana Paes) pelo tiro dado em Amadeu em pleno altar.  

Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos) - Casado com Nilda (Jussara Freire). Pai de Amadeu (Marcos Palmeira), Ticiana (Áurea Maranhão) e Vicente (Álamo Facó). Aceita o casamento do filho com Maria (Juliana Paes) a contragosto, porque as famílias sempre estiveram em guerra. 

Vicente (Álamo Facó) - Filho de Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos) e Nilda (Jussara Freira). Irmão de Amadeu (Marcos Palmeira), Ticiana (Áurea Maranhão) e Vicente (Álamo Facó). É um dos responsáveis por uma tragédia que vai atingir a família de Maria (Juliana Paes). Quando recebe a encomenda de dar fim às vidas de Fabiana (Maria Clara Baldon) e Virgínia (Duda Batista/ Paolla Oliveira) sente-se culpado e acaba desistindo, deixando a primeira em um convento e a outra perdida pelas ruas de Vitória.  

Ticiana (Áurea Maranhão) - Filha de Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos) e Nilda (Jussara Freire). Irmã de Amadeu (Marcos Palmeira) e Vicente (Álamo Facó), acompanha a família no desejo de vingança contra os Ramirez quando seu irmão Amadeu é atingido por um tiro no altar. 

Rael (Luiz Eduardo Toledo/ Rafael Queiroz) - Filho de Ticiana (Áurea Maranhão), sobrinho de Amadeu (Marcos Palmeira) e neto de Nilda (Jussara Freire) e Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos). Está ao lado da avó Nilda (Jussara Freire) na missão de se vingar de Maria pelo atentado ao tio Amadeu. 

Padre (Fernando Eiras) - Padre da cidade do interior. Ajuda Maria (Juliana Paes) a fugir para não ser morta e pede à prima Marlene (Suely Franco), em São Paulo, que a abrigue temporariamente na casa dela. 

Marlene (Suely Franco) - É a prima do padre que recebe Maria (Juliana Paes) em São Paulo. Viúva, vive da aposentadoria de professora. Praticamente a adota como filha, a ponto de ser tornar uma de suas principais conselheiras na vida. Ajuda Maria a dar os primeiros passos como microempreendedora e nos cuidados com Josiane (Agatha Moreira) ainda bebê.  

Antero (Ary Fontoura) - Ajuda Maria (Juliana Paes) a abrir a empresa, e, mais tarde, se torna consultor da rede de confeitarias e da fábrica. Aos poucos, aproxima-se de Marlene (Suely Fraco), que sempre teve um interesse a mais nele. Com a chegada de Evelina (Nivea Maria) a São Paulo, será disputado por elas. 

Cornélia (Betty Faria) - Casada com Chico (Tonico Pereira) e mãe de Eusébio (Marco Nanini). Despachada e engraçada, veio da roça e acabou morando nas ruas de São Paulo com o filho e a família. Briga sempre com a nora Dorotéia (Rosi Campos). É mal-humorada e odeia o próprio nome, pois sabe que foi muito traída na vida. 

Chico (Tonico Pereira) - Marido de Cornélia (Betty Faria). Mais jovem que ela, é meio picareta e corre atrás das mulheres que vê pela frente. Se acha o homem mais lindo do mundo e só dá conselhos equivocados. 

Eusébio (Marco Nanini) - Filho de Cornélia (Betty Faria) e casado com Dorotéia (Rosi Campos). Perdeu o emprego há muito tempo, tornou-se morador de rua e vive de biscates. Por ter dirigido o carro velho de Antero (Ary Fontoura) para Maria (Juliana Paes) vender seus primeiros pedaços de bolo na rua, acha que ela lhe deve sociedade nos negócios.   

Dorotéia (Rosi Campos) -Dodô é a grande mãezona da família de moradores de rua. Tem o marido Eusébio (Marco Nanini) e os filhos Rock (Allexandre Colman/Caio Castro), Zé Hélio (Flávio Bisneto/ Bruno Bevan) e Rarisson/Britney (Theo Almeida/Glamour Garcia) e a sobrinha Sabrina (Alice Jardim/Carol Garcia). Após a ocupação irregular da casa vizinha à de Marlene (Suely Franco), acaba virando amiga e confidente de Maria (Juliana Paes).  

Rock (Allexandre Colman/Caio Castro) - Irmão de Zé Hélio (Flávio Bisneto/Bruno Bevan) e Rarisson/Britney (Theo Almeida/Glamour Garcia). Filho mais velho de Eusébio (Marco Nanini) e Dorotéia (Rosi Campos), foi batizado com esse nome por conta do famoso personagem do cinema. Assim como ele, sonha ser um campeão de boxe, mas, apesar de ser um atleta dedicado, carrega um lado sombrio.  

Zé Hélio (Flávio Bisneto/Bruno Bevan) - Irmão de Rock (Allexandre Colman/ Caio Castro) e Rarisson/Britney (Theo Almeida/Glamour Garcia), é o mais esforçado e único que realmente gosta de trabalho na família. Trabalha na expedição e entregas de bolos na confeitaria de Maria (Juliana Paes) e estuda Tecnologia da Informação. É apaixonado por Josiane (Agatha Moreira), que o despreza. 

Rarisson/Britney (Theo Almeida/lamour Garcia) - Irmão mais novo de Rock (Alexandre Colman/Caio Castro) e Zé Hélio (Flávio Bisneto/Bruno Bevan). Filho de Eusébio (Marco Nanini) e Dorotéia (Rosi Campos). Afastou-se da cidade por alguns anos depois que ganhou uma bolsa para estudar Ciências Contábeis. Ao voltar, revela para a família a transição de gênero.   

Sabrina (Alice Jardim/Carol Garcia) - É a sobrinha que Dorotéia (Rosi Campos) cria, após a morte da irmã de Eusébio (Marco Nanini) no parto. Ajuda Dodô nos afazeres domésticos, mas, na rua, trabalha como garota de programa. Esconde a verdade da família, que desconfia de seu expediente noturno.  

Josiane (Agatha Moreira) - Filha de Maria (Juliana Paes) e Amadeu (Marcos Palmeira). Foi criada pela mãe, que desconhecia a informação de que o pai estava vivo. Envolve-se com Régis (Reynaldo Gianecchini), mas decide aproximá-lo de Maria para aplicar um golpe na mãe. Resolve tornar-se digital influencer e tem Vivi Guedes (Paolla Oliveira) como referência.  

Ellen (Rosane Gofman) - Secretária da casa de Maria da Paz (Juliana Paes). Percebe o comportamento de Josiane (Agatha Moreira) com a mãe e tenta alertar a empresária sobre o relacionamento da jovem com Régis (Reynaldo Gianecchini). É confidente de Maria. 

Jardel (Duio Botta) - Mordomo da casa de Maria da Paz (Juliana Paes).  

Gilda (Heloísa Jorge) - Fisioterapeuta responsável pela difícil recuperação de Amadeu (Marcos Palmeira), depois que ele leva o tiro no altar. Casa-se com Amadeu mesmo sabendo do amor que ele sente por Maria (Juliana Paes) e se muda para São Paulo com a família, onde se torna corretora de imóveis. Os dois são pais de Carlito (João Gabriel) e vão enfrentar uma crise no casamento com a descoberta de que Maria da Paz (Juliana Paes) está viva e bem perto deles.  

Carlito (João Gabriel D'Aleluia) - Filho de Gilda (Heloísa Jorge) e Amadeu (Marcos Palmeira). Adora o pai e o tem como melhor amigo. Por ciúmes do pai com Maria, a mãe o manipula numa chantagem emocional contra Amadeu. É meio-irmão de Josiane (Agatha Moreira).  

Silvia (Lucy Ramos) - Irmã de Gilda (Heloísa Jorge). Mora com ela, o cunhado Amadeu (Marcos Palmeira) e o sobrinho Carlito (João Gabriel D'Aleluia). Dá aulas particulares de inglês. É uma moça de classe média, que sonha casar-se com o namorado, Márcio (Anderson di Rizzi), ter filhos e uma vida comum. Mas quando Kim (Monica Iozzi) entra na vida dos dois, o relacionamento entre eles é testado.  

Otávio (José de Abreu) - Pai adotivo de Virgínia (Duda Batista/Paolla Oliveira). Casado com Beatriz (Natália do Vale) e sócio da construtora Habitex. Rico, vive muito confortavelmente. Adora a filha. É um homem refinado e sedutor. Casado há muitos anos com Beatriz, envolve-se com Edilene (Cynthia Senek). 

Beatriz (Natália da Vale) - Mulher de Otávio (José de Abreu), mãe adotiva de Virgínia (Duda Batista/Paolla Oliveira). É uma mulher frágil. Sua própria mãe, Linda (Rosamaria Murtinho), a incentiva a passar por cima das traições do marido e não romper com ele sob qualquer circunstância. 

Linda (Rosamaria Murtinho) - Professora aposentada, é mãe de Beatriz (Natália do Vale). Morre de medo que a filha se separe. Ajuda Otávio (José de Abreu) a ocultar seus casos extraconjugais. 

Camilo (Lee Taylor) - Namora Virgínia (Paolla Oliveira). É de classe média alta, formado em Direito e trabalha como investigador de polícia. É um rapaz bonito e elegante. 

Edilene (Cynthia Senek) - Filha de Cosme (Osvaldo Mil), motorista da família. Bonita e jovem, trabalha na casa de Otávio (José de Abreu) e Beatriz (Natália do Vale). Parece ingênua, mas é esperta. Envolve-se com Otávio com a esperança de que ele se separe da patroa para ficar com ela.  

Cosme (Osvaldo Mil) - Pai de Edilene (Cynthia Senek). É um homem humilde, que veio do Espírito Santo e fez a vida em São Paulo. Faz de tudo pela filha. 

Kim (Monica Iozzi) - É assessora de Virgínia, mais conhecida como Vivi Guedes (Paolla Oliveira). Indicada por ela, cuida também de Josiane (Agatha Moreira). Orienta as clientes para se tornarem personalidades da internet. Impulsiva, sempre produzida, divertida, obcecada, acredita que Márcio (Anderson Di Rizzi), gerente da fábrica de bolos de Maria (Juliana Paes), namora com ela. Mesmo sabendo que ele tem uma relação com Sílvia (Lucy Ramos), prepara armadilhas, encontros e situações para que Márcio a "assuma".    

Téo (Rainer Cadete) - Fotógrafo do estúdio montado para atender as influenciadoras digitais. Rico de família, sonha fazer cinema e se envolve com Josiane (Agatha Moreira).   

Agno (Malvino Salvador) - É sócio da construtora Habitex, ao lado de Otávio (José de Abreu). Casado com Lyris (Deborah Evelyn), genro de Gladys (Nathalia Timberg), é quem sustenta Régis (Reynaldo Gianecchini), o cunhado, durante anos. Pai de Cássia (Mel Maia). Mantém uma relação fria com Lyris, que cobra a atenção do marido. 

Lyris (Deborah Evelyn) - É de família tradicional, filha de Gladys (Nathalia Timberg). Mãe de Cássia (Mel Maia), é casada com Agno (Malvino Salvador), que veio da classe média para enriquecer como construtor. Ela fica intrigada quando ele começa a evitá-la. Apoia tudo que o irmão Régis (Reynaldo Gianecchini) faz.  

Gladys (Nathalia Timberg) - Mãe de Régis (Reynaldo Gianecchini) e Lyris (Deborah Evelyn). É de família tradicional, que perdeu tudo, menos a pose. Ajuda a filha a tentar salvar seu casamento com Agno (Malvino Salvador).   

Régis (Reynaldo Gianecchini) - É bonito, charmoso, um playboy sem juízo. Faz canalhices, tem um lado vilão, mas também um lado apaixonado e sensual.  É de família tradicional e sempre foi mimado pela mãe, Gladys (Nathalia Timberg). É sustentado por Agno (Malvino Salvador), marido de sua irmã Lyris (Deborah Evelyn). Envolve-se com Josiane (Agatha Moreira) e juntos armam um plano para tirar o dinheiro de Maria (Juliana Paes). 

Cássia (Mel Maia) - Adolescente sensível. Filha de Agno (Malvino Salvador) e Lyris (Deborah Evelyn). Fica triste quando percebe que os pais estão se distanciando. 

Márcio (Anderson Di Rizzi) - Gerente da fábrica, é um executivo mediano e solteiro. Careta, ele sai com Kim (Monica Iozzi) por acaso e leva um susto ao descobrir que ela pensa ter um compromisso com ele. Sonha se casar com Silvia (Lucy Ramos), mas esse relacionamento será abalado pela perseguição de Kim. Também é conselheiro de Maria da Paz (Juliana Paes) nos negócios. 

Abel (Pedro Carvalho) - Abel é o "chef" português que realiza as receitas de Maria (Juliana Paes), testa a qualidade e conduz a parte produtiva da fábrica. Vive com a cabeça nas nuvens, e se interessa por Britney (Glamour Garcia). É simpático, agradável e um pouco ingênuo. 

Sueli (Samira Lochter) - Fiel secretária de Maria da Paz (Juliana Paes), é mãe de Nilson, de 8 anos.

Nilson (Bernardo Dantas) - Filho de Sueli (Samira Lochter), que foi abandonada pelo marido quando o menino nasceu. Nilson tem um problema na mácula ocular. Precisa de tratamentos caros.   

Jeniffer (Luciana Fernandes) - Vendedora na confeitaria principal de Maria da Paz (Juliana Paes). 

Beto (Jardel Camelo) - Funcionário da fábrica de Maria da Paz (Juliana Paes). 

Tonho (Betto Marque) - Funcionário da fábrica de Maria da Paz (Juliana Paes). 

Eurico (Bruno Barboza) - Funcionário da fábrica de Maria da Paz (Juliana Paes).  

Naomi (Chan Suan) - Secretária da construtora de Agno (Malvino Salvador) e Otávio (José de Abreu). 

Nicolas (Glaucio Gomes) - Assistente na construtora Habitex, economista. Graças a ele, Fabiana (Nathalia Dill) conseguirá elementos para um golpe.  

Adriano (Thiago Thomé) - Gerente e personal trainer da academia. Muito bem relacionado.  

André (Fernando Zili) - Professor da academia.  

Ligia (Dani Guimarães) - Professora da academia.  

Aírton (Emilio Moreira) - Padrinho de Maria da Paz (Juliana Paes). Ajuda Maria a fugir para São Paulo. 

Josiane (Ana Barroso) - Madrinha de Maria da Paz (Juliana Paes). Ajuda Maria a fugir para São Paulo.  

Sávio (Mariano Junior) - Garçom da pizzaria onde Fabiana (Nathalia Dill) marca encontros com Agno (Malvino Salvador) para se aproximar e ter informações da empresa da irmã Virgínia (Paolla Oliveira). 

Berenice (Maria Sílvia Radomille) - Esposa de Adão (César Ferrario). Mãe adotiva de Júnior (Bernardo Amil/Guilherme Leicam).  

Murilo (Gustavo Piaskoski/Ismael Caneppele) - Primo de Amadeu (Marcos Palmeira).  

Madre (Regina Sampaio) - Madre que acolhe Fabiana no convento. 

Freira (Patricia Palhares) - Freira que acolhe Fabiana no convento.

DESTAQUES DOS EDITORES