Publicidade
Formação e capacitação

Quer estudar fora? Escolha o intercâmbio

(Foto: Divulgação / Belta)

Um estudo da Belta – Associação Brasileira Especializada em Educação Internacional aponta os cursos no exterior com duração de até três meses como os mais procurados por brasileiros. Atrás deles aparecem programas com duração de até sete meses, seguidos daqueles de quatro a cinco meses e por último os intercâmbios de até onze meses.

Pensando nos intercâmbios mais curtos, as Agências Selo Belta, empresas atestadas com o selo de qualidade em educação internacional fornecido pela Belta, sugerem dez opções de intercâmbio que se encaixam no período de tempo de 12 semanas.

Criada há 24 anos, a Belta – Associação Brasileira Especializada em Educação Internacional – tem como objetivo ampliar o mercado de educação internacional no país. As agências especializadas Selo Belta representam 75% do mercado de educação internacional, e a Belta reúne 15 associadas internacionais, que são universidades, instituições de ensino médio, redes de escolas internacionais e prestadores de serviços afins ao segmento.

A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior. Para mais informações ou para adquirir um programa de intercâmbio, acesse: www.belta.org.br. No site é possível conferir as ofertas especiais das Agências Selo Belta.


Dez tipos de intercâmbios

Cursos de idioma
Os programas de idiomas são os mais procurados e podem ser realizados por estudantes de qualquer faixa etária, por duas ou mais semanas. Segundo dados da Pesquisa Selo Belta, os programas de ensino médio (high school), curso de férias para jovens e de idioma com trabalho temporário completam as listas dos quatro programas mais procurados.

Cursos de idiomas com atividades de lazer
Nesse curso o estudante combina as aulas de determinado idioma (inglês, espanhol, francês, alemão ou até mesmo italiano) com atividade esportiva, dança, fotografia, gastronomia ou alguma outra atividade de interesse. O período mínimo para a realização desse intercâmbio é de uma semana.

Cursos de idiomas com foco profissional
São programas que podem ser realizados em duas semanas ou mais e têm como foco a área de atuação profissional do interessado. Como curso específico de idiomas para profissionais de medicina, direito, marketing e finanças.
Entre os tipos de intercâmbio que os futuros intercambistas disseram desejar fazer, os seis primeiros estão relacionados à carreira: curso de idioma com trabalho temporário, curso de idioma, pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), pós-graduação (MBA ou Master), graduação e curso profissionalizante.

Programas de férias para jovens
Programa direcionado para os adolescentes que precisam conciliar o projeto do intercâmbio educacional com o período de recesso escolar brasileiro, nos meses de janeiro e julho. Nos cursos de férias o ensino do idioma é combinado com atividades socioculturais e de lazer, que são realizadas com guias experientes e especialmente treinados para lidar com o público mais jovem. A duração do curso varia de duas semanas a um mês.

Programas para pessoas com mais de 50 anos
Para esse público com mais de 50 anos há programas customizados com duração a partir de duas semanas e com uma carga horária de aula mais flexível. Os programas são combinados com atividades de entretenimento, como idiomas mais programas culturais, idiomas mais cursos sobre vinhos, idiomas e artes com visitas guiadas a museus, entre outras.

Cursos preparatórios para exames
Obter uma certificação internacional é o desafio desejado daqueles que possuem fluência num outro idioma. Agências Selo Belta oferecem cursos preparatórios, com duração a partir de um mês, para quem quer obter certificado de proficiência em inglês (IELTS e TOEFL), espanhol (DELE e SIELE), francês (DELF e DALF), alemão (Goethe-Zertifikat) ou prestar exames para ingressar numa instituição de nível superior (SAT ou ACT para graduação e GRE ou GMAT para a pós-graduação).

Cursos profissionalizantes
Esses cursos são oferecidos por Agências Selo Belta através de instituições internacionais, públicas e privadas. Os cursos habilitam o estudante a executar uma determinada profissão técnica na área de interesse. É necessário domínio do idioma e o período mínimo de duração é de duas semanas e máximo de dois anos.

Especialização profissional
O programa é totalmente focado em áreas de estudo ou de trabalho do estudante. Dentro desse programa o intercambista pode escolher fazer um curso de idioma voltado à sua área de estudo ou uma extensão profissional, em que o ensino do idioma não é prioridade e sim o desenvolvimento de habilidades profissionais. Para ter acesso ao curso é necessário um diploma de graduação e a duração mínima é de uma semana, podendo chegar a dois anos.

Trabalho voluntário
Nesse programa os estudantes atuam dentro de projetos com crianças carentes, idosos, comunidades, saúde e animais. Todos exigem que o estudante tenha no mínimo nível intermediário do idioma. Além da África do Sul, muitos outros destinos, como Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guatemala, Índia, México, Nepal, Peru, Sri Lanka, Tailândia e Vietnã, oferecem esse tipo de oportunidade, cada país com seus projetos específicos e particularidades. A duração mínima é de duas semanas e a máxima é de três meses. Estima-se que o trabalho voluntário movimente por ano cerca de 140 milhões de pessoas em todo o mundo.

Trabalho no exterior
Esse programa contempla exclusivamente o trabalho legal no exterior, sem vínculo a uma instituição de ensino, e tem duração mínima de três meses. A cultura local e idiomas serão absorvidos pela experiência própria do viajante e a maioria dos países onde é legal o estudante trabalhar autoriza no máximo 20 horas de trabalho semanal, mas essa regra pode variar de acordo com o país, legislação, tipo de curso etc.

DESTAQUES DOS EDITORES