Fotos: Divulgação Netflix e Reprodução Pinterest – Cenas do reality Queer Eye

A frase aí acima é de Terri White, personagem do primeiro episódio da sexta temporada de Queer Eye, reality da Netflix em que cinco caras gays promovem uma transformação da vida de algumas pessoas. A série é emocionante, o elenco é ótimo, rende boas risadas, várias lagrimas e alguns aprendizados. Não vou me estender nos comentários sobre a série, porque há quem faça isso mais e melhor que eu, mas não podia deixar de falar de como o processo de transformação na imagem externa provoca mudanças internas e vice-versa.

A Terri é uma professora de dança que, com seus 60 anos, abusa de uma imagem sexy e livre, que incomoda algumas pessoas (entre elas sua filha) e esconde uma série de questões particulares que ela disfarça com o cabelão, decotes e pernas de fora. Não há problema nenhum, aliás, de ela ser como é. Mas, no decorrer do episódio, se percebe que algumas características suas não combinavam com o que ela queria transmitir. Por que? A resposta a gente sabe decor e salteado: insegurança, falta de amor próprio e falta de autoconhecimento. A gente assume uma imagem minimamente confortável ou conhecida e não percebe que há um mundo de opções de looks, comportamentos, emoções, relacionamentos e aventuras esperando fora dessa casca.

Na série, Terri continuou exuberante, mas aprendeu a dar uma aliviada na mão e criar looks que não misturam ao mesmo tempo decotes, comprimentos justos e curtos. Fez uso de algumas peças mais clássicas junto de outras mais atrevidas e parece ter entendido que, às vezes, esconder um pouco pode ser mais revelador do que se imagina.

Para mudar, melhorar, transformar qualquer coisa que seja, é preciso experimentar. Aí você descobre o estilo e as preferências que mais têm a ver com você, pelo menos naquele momento. Porque mudar, minhas caras, é preciso. E para inspirar vocês, essa metamorfose ambulante que foi David Bowie. Considerado o maior artista do século, Bowie estaria completando 75 anos agora em janeiro. Visualmente e artisticamente, o camaleão tinha o dom de se transformar, viver intensamente suas fases e nos encantar com tanta criatividade e talento. Let’s dance!

Terri White passou por um processo de transformação no episódio

David Bowie, o camaleão, sempre inspirador

Transformação feita, emoções no lugar e um visual mais equilibrado