Arquivo Bem Paraná

A Sanepar inicia neste domingo (19) mais uma ação de racionamento no abastecimento de água na Grande Curitiba. A empresa mantém sistema de rodízio no abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana, devido à estigem que afeta a região nos últimos meses. O rodízio começa sempre às 8 horas, com normalização prevista às 8 horas do dia seguinte. Equipe técnica da Companhia faz análise diária da situação para decidir se é necessário ou não manter a parada programado para aquele dia.

É possível consultar o mapa para saber a região afetada todos os dias. Na tabela, quando houver repetição do nome de bairros, tratam-se de regiões diferentes no mesmo bairro. Veja as cidades e bairros afetados até o dia 25 de abril.

19 de abril – Curitiba (afetados pela área do Recalque do Reservatório Tatuquara): Sítio Cercado.

20 de abril – Araucária (afetados pela área do Recalque do Reservatório Costeira): Cachoeira, Campina da Barra, Costeira, Iguaçu, Tindiquera

21 de abril – São José dos Pinhais (afetados pela área do Recalque do Reservatório Arujá): Bairro Preto, Arujá, Del Rey, Quississana, Costeira, Ouro Fino

22 de abril – São José dos Pinhais (afetados pela área da Gravidade do Reservatório Arujá): Aristocrata, Centro, Zaniolo, Braga, Cruzeiro, Águas Belas, Ouro fino, Costeira, Pedro Moro, Santo Antônio, Colônia Rio Grande, Itália, Bom Jesus

23 de abril – Fazenda Rio Grande (afetados pela área da Gravidade do Reservatório Fazenda Rio Grande Centro): Eucaliptos, Hortência, Iguaçu, Nações, Santarém, Santa Terezinha. Fazenda Rio Grande (afetados pela área do Recalque do Reservatório Fazenda Rio Grande Centro): Dos Estados, Iguaçu, Santa Terezinha, Jd. São Lourenço, Jd Brilhante, Jd Kokubo, Ipê, Eucaliptos, Nações.

24 de abril – Curitiba (afetados pela área do Recalque do Reservatório Ceasa): Campo de Santana, Caximba, CIC, Ganchinho, Tatuquara, Umbará, Sítio Cercado. Curitiba (afetados pela área do Recalque do Reservatório Tatuquara): Sítio Cercado

25 de abril – São José dos Pinhais (afetados pela área do Recalque do Reservatório Aeroporto): Afonso Pena, Águas Belas, Independência, Boneca do Iguaçu, Iná, Aviação, Rio Pequeno, São Cristóvão

A orientação é que os moradores façam uso racional da água, atentando para os hábitos de higiene, principalmente para a prevenção do Coronavírus (Covid-19). A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.

A Sanepar reitera que as áreas de produção, tratamento, distribuição e controle operacional permancem trabalhando 24 horas por dia.

CAIXA D´ÁGUA

Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar recomenda que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

A orientação é evitar desperdícios, priorizando o uso da água para higiene pessoal e alimentação. A Sanepar conta com a colaboração de todos!

AVISOS POR SMS

A Sanepar envia SMS (mensagem de texto para o celular) com avisos de falta d´água e outras orientações aos clientes que cadastrarem o seu telefone e autorizarem o envio das mensagens. A atualização dos dados cadastrais pode ser feita no no aplicativo Sanepar Mobile ou no site (na aba Clientes – Outros Serviços – Atualização Cadastral). Para qualquer acesso, o cliente precisa do número da matrícula do imóvel.

Atualmente, no Estado, cerca de 2 milhões de clientes já cadastrados para receber avisos em seu telefone celular.