Pandemia

Rafael Greca anuncia o início da vacinação em Curitiba

(Foto: Franklin de Freitas)

Silvana Maria Bora foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19, em Curitiba, nesta manhã de quarta-feira, 20 de janeiro. Ela foi escolhida por ser enfermeira e atuar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Boa Vista e é servidora da rede municipal de saúde há 20 anos. Atua na linha de frente da urgência e emergência desde os primeiros casos de COVID-19 ocorridos no município.  A primeira dose de CoronaVac da Capital do Paraná foi aplicada pela Secretária Municipal de Saúde, Márcia Huçulak. 

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, disse que quer tornar Curitiba a primeira cidade imunizada do Brasil. Em seu discurso de abertura da vacinação contra Covid-19 em Curitiba, Greca ressaltou a importância da ciência no desenvolvimento da vacina contra a Covid-19 e disse que 'muitos que tomaram remédios para vermes e para malária estão no cemitério. 

Conheça  um pouco dos primeiros profissionais a serem vacinados em Curitiba

Silvana Maria Bora – enfermeira da UPA Boa Vista, é servidora da rede municipal de saúde há 20 anos. Atua na linha de frente da urgência e emergência desde os primeiros casos de COVID-19 ocorridos no município.   

Elizabete Moraes Silva – médica intensivista do Hospital do Idoso desde 2012.

Atuou no Hospital Vitória de junho a dezembro de 2020, exclusivamente no enfrentamento à COVID-19. Formada em medicina fez residência médica em nefrologia na USP de Ribeirão Preto. Atuou por 12 anos no interior do Paraná, em 2010 mudou-se para Curitiba em busca de mais estrutura para atendimento de seu filho Igor, que tem Paralisia Cerebral e requer cuidados especiais.  Durante todo o período conciliou o trabalho com os cuidados com o filho. 

Claudia Maria dos Santos – técnica de enfermagem da US Capanema. Servidora da rede municipal de saúde há 16 anos. Fará parte da equipe de vacinação contra a COVID do município de Curitiba, tem uma vasta experiência em sala de vacinas, sendo uma referência na comunidade. 

Thais Ribeiro Dessanti – faz parte da equipe de higienização e limpeza do Hospital Vitória desde que o serviço foi implantado em junho de 2020. Exerce um papel fundamental, na prevenção de infecções, evitando que o vírus se prolifere no ambiente hospitalar.