A rede de supermercados do grupo Pão de Açúcar (Pão de Açúcar e Extra) impôs restrições aos clientes para evitar o desabastecimento de suas prateleiras em meio à crise causada pela pandemia do coronavírus no País. Em Curitiba, consumidores relatam em redes sociais, a limitação de alguns itens, principalmente produtos de limpeza e higiene pessoal, nas lojas do Sam’s Club. 

Em nota, a rede afirma que a medida é para garantir agilidade do abastecimento e que os clientes possam comprar o que precisar, quando precisar e pelo canal que escolherem. “Para permitir que mais pessoas tenham acesso aos produtos, iniciaram nesta quarta-feira,  17 de março, uma ação para estimular o consumo consciente. “Incentivando que cada um adquira somente o necessário e evite o estoque desnecessário. Dessa forma, alguns itens só poderão ser adquiridos de forma limitada a cada compra, tais como produtos de higiene pessoal e limpeza, além de produtos de necessidade básica, como arroz, água, leite e massas. A iniciativa está válida para todas as lojas das redes e em todo o Brasil por tempo indeterminado”, diz a nota. 

A empresa limitou a quantidade de alguns itens que os clientes podem comprar. A lista inclui álcool gel (duas unidades por pessoa), arroz e feijão, carnes congeladas, massas, produtos de higiene e limpeza, papinha para bebês e até fraldas.

Procurada pela reportagem a Associação Paranaense de Supemercados (Apras) informou desconhecer o fato, mas iria apurar para saber o que estaria ocorrendo. O presidente de instituição, Joanir Zonta, declarou nesta terça-feira, 17, que os estoques estavam regulares nas lojas do Paraná, com janela de 20 a 45 dias, e que as entregas da indústria estariam regulares. 

Veja a relação do Pão de Açúcar:

2 unidades por cliente: álcool gel
3 unidades: arroz (5 kg), feijão, farinha, leite em pó infantil, sabonete líquido, desinfetantes, água sanitária, luvas, saco de lixo, álcool líquido
4 unidades: água (5 e 7,5 litros), limpadores multiusos e perfumados, lenço de papel, lenço umidecido, fralda, papel higiênico e papel toalha
5 unidades: açúcar
6 unidades: óleo de soja, massas tradicionais, atomatado, enlatados (milho, ervilha, peixes), papinhas, congelados salgados (pizza, lasanha, hambúrguer) e proteínas congeladas (carne, frango, peixes)
10 unidades: sabonetes em barra
12 unidades: água (1,5 litro), suco pronto e suco integral
24 unidades: leite longa vida