Publicidade
Desrespeito às normas

Restaurantes lotados marcam sábado de sol em Curitiba em plena pandemia de Covid-19

Restaurante Paraguassu, no Juvevê, lotado e sem distância entre as mesas
Restaurante Paraguassu, no Juvevê, lotado e sem distância entre as mesas (Foto: Colaboração)

Apesar do Alerta Laranja por conta da pandemia de Covid-19, vários estabelecimentos continuam a desrespeitar as normas de distanciamento e uso de máscaras obrigatório em Curitiba. A reportagem do Bem Paraná recebeu na tarde deste sábado (1) imagens dos restaurantes Paraguassu, no Juvevê, e do Espaço do Zé, no bairro São Francisco. As imagens revelam clara aglomeração e o desrespeito as normas da Prefeitura de Curitiba, que determinam lotação máxima de 1 pessoa a cada 9m² no interior dos estabelecimentos, considerando a área total de circulação de pessoas, e de 2 metros entre as mesas. 

No mês de julho, mais de 700 reuniões, festas e aglomerações em residências durante a pandemia do coronavírus foram denunciadas ao telefone de emergência 153, da Prefeitura de Curitiba. Até as 10 horas desta sexta-feira (31), eram 718 denúncias atendidas por guardas municipais, uma média de 24 por dia. Esse trabalho dispõe sobre medidas restritivas a atividades e serviços, para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública, de acordo com o quadro epidêmico de Covid-19 e a situação de Risco Médio de Alerta - Bandeira Laranja, conforme Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba. As regras constam no decreto municipal 940/2020.

Também cumpre o decreto municipal 796/2020, que determina a suspensão de qualquer reunião com aglomeração de pessoas, incluindo eventos, comemorações e confraternizações, de qualquer natureza e magnitude, ao ar livre ou em espaço fechado, salvo na modalidade drive-in.

O boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba neste sábado (1) registra mais 15 óbitos de moradores da capital pela doença e 619 novos casos. Com os novos registros, sobe para 563 o número de óbitos de pessoas com diagnóstico de covid-19. Segundo dados da SMS, foram confirmados 619 novos casos de covid-19.

Resposta

Em nota conjunta enviada à redação Bem Paraná,  a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e o bar Paraguassu alegam que o bar segue as medidas de segurança determinadas pela prefeitura: "A foto furtiva, tirada de dentro de um carro, de longe, não mostra nada. Deveria a jornalista ou o fotógrafo descer do carro, mostrando a cara, e com uma trena medir a distância entre as mesas que respeitavam a distância conforme Resolução nº 1 da Saúde. O Decreto que rege o assunto não proíbe almoço em família. Esse estabelecimento é um restaurante e está autorizado a funcionar pelo Decreto Municipal nº 940 e segue as normas de segurança recomendadas para sua categoria. Não se trata de um bar e nem casa de eventos". A reportagem esclarece que em nenhum momento questionou o fato de o restaurante estar aberto, apenas citou a aglomeração ilustrada pela foto. 

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES