Divulgação/Assessoria de imprensa

Após reuniões realizadas no domingo (14) e nesta segunda-feira (15), a Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), entidade que representa mais de 50 mil estabelecimentos no estado, e a Prefeitura de Curitiba chegaram a um acordo para que os restaurantes da capital paranaense voltem a funcionar com maior flexibilidade, com salões abertos até 22 horas.

Segundo a Abrasel, um novo decreto vai substituir o decreto publicado no último sábado (13), que acabou causando espanto do segmento da alimentação fora do lar por praticamente inviabilizar economicamente os empreendimentos. “O novo decreto está quase pronto, aguardando as definições de outros setores da economia, e será divulgado nesta quarta-feira (17) pela Secretária da Saúde de Curitiba, Marcia Cecilia Huçulak. Esse entendimento é fruto de muito diálogo, pois é disso que precisamos em um momento como esse”, comenta o presidente da Abrasel-PR, Nelson Goulart.

De acordo com Goulart, os restaurantes serão liberados para funcionar dentro das regras estabelecidas pelas normas em rigor na cidade de Curitiba, com salões abertos até 22 horas. A Abrasel–PR destacou, em nome de todos os seus associados, que haverá um rigoroso cumprimento das normas da vigilância para operação dos restaurantes neste período de pandemia.

“Há meses a Abrasel–PR trabalha intensamente para que seus associados cumpram todas as normas de funcionamento exigidas pelo poder público. Lançamos manifestos, manuais e treinamentos exclusivos para que os empresários do setor oferecem um serviço de excelência, levando em consideração principalmente a segurança de seus clientes e colaboradores. Falamos com muita convicção que os restaurantes não oferecem risco aos curitibanos”, completa  Goulart.

O decreto da Prefeitura do último sábado, que elevou o nível de alerta contra a Covid-19 para banderia amarela, previa que os restaurantes teriam horários de funcionamento limitados. Restaurantes e lanchonetes poderiam funcionar das 11h às 15h, todos os dias da semana. Fora desse horário, poderiam funcionar apenas para entregas (delivery).