José Cruz/Agência Brasil – Moro: deputados consideram que as revelações são graves e podem comprometer os resultados da investigação e do julgamento dos processos

A divulgação das mensagens em que o ex-juiz Sérgio Moro aparece orientando ações da força-tarefa do Ministério Público Federal da Operação Lava Jato pelo site Intercept virou o assunto do dia entre os políticos paranaenses. A maioria dos comentários, entre eles o deputado federal Gustavo Fruet (PDT) e do ex-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB) consideram que as revelações são graves e podem comprometer os resultados da investigação e do julgamento dos processos. Já aliados da operação, como o deputado estadual Felipe Francischini (PSL), defendem a atuação de Moro e dos procuradores da Lava Jato, afirmando haver uma tentativa deliberada de adversários políticos do ministro de desacreditar a investigação.

Veja mensagens nas quais Moro orientou Dallagnol em investigações da Lava Jato

Mensagens abrem margem para suspender decisões de Moro, dizem especialistas

‘É normal que procuradores conversem com juiz’, defende Dallagnol em vídeo; assista

Para congressistas, crise com Moro pode afetar calendário de pacote anticrime

Não vi nada de mais, diz Moro sobre mensagens com procurador da Lava Jato

“O conteúdo divulgado pelo Intercept confirma que um limite perigoso foi ultrapassado. É mais combustível na crise política e institucional que o Brasil atravessa”, comentou Fruet. Segundo ele, as revelações trazem à tona questionamentos jurídicos e políticos. “Os processos que têm como base a força-tarefa da Lava Jato sofrerão impacto? Quais? A força-tarefa perde legitimidade? Os fins justificam os meios? Como fica o posicionamento do governo? Como se posicionará o STF?”, disse o deputado.

“Estou perplexo sobre as provas obtidas que comprovam a construção do golpe de 2016 e a condenação do Lula para tirá-lo da eleição de 2018. Creio que a PGR Raquel Dodge deve peticionar ao STF propugnando pela anulação da sentença e imediata liberdade do ex-presidente”, avaliou Romanelli. “Ainda está em vigência em nosso país o ‘due process of law’ (devido processo legal) e o Estado de Direito. Sérgio Moro não foi o coordenador da operação lava a jato (sic) e sim o juiz que deveria ter sido IMPARCIAL. Simples assim”, escreveu ele no twitter.

“O que nós vimos é um conluio de todos com o objetivo de manipulação das eleições de 2018”, disse o líder da oposição na Assembleia, deputado Tadeu Veneri (PT). “O senhores durante cinco anos apontaram o dedo para a sociedade e se transformaram em santos de pés de barro. É vergonhoso o que nós vimos. Moro sugerindo ao procurador para trocar as fases da Lava Jato. Que juiz é esse?”, criticou o petista sobre o ex-juiz e o coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.

“Só falta PTzada e Puxadinhos pedirem a prisão do Ministro Sérgio Moro, do Procurador Deltan Dalagnol e da Lava Jato”, reagiu Francischini, que preferiu questionar a legalidade da divulgação das conversas entre o ex-juiz e os procuradores. “Montar conversas, fora de contexto, é a Canalhice normal desta escória!”, disse o deputado, segundo o qual “se for necessário”, promete “voltar para as ruas, com a maior de todas as manifestações já vistas no país, em defesa da Lava Jato, do MPF, da PF e da Justiça Federal”.

Leia mais no blog Política em Debate