Minha avó Maria, que sobreviveu aos invernos gelados da Ucrânia, dizia que é feio sair de casa com pouca roupa no frio. Fica parecendo que você não tem agasalho. Para agradá-la, a moda adotou uma fórmula eficiente: sobrepor tudo. Enquanto estiver sentindo frio, pode mandar ver em mais uma camada.

Comece com uma dessas camisetinhas térmicas, daí um pulôver, uma jaqueta e, por cima, um daqueles casacões enormes. Pode se enrolar ainda em cachecol, touca, calça, meias, botas e tudo mais de quentinho que você tiver por aí. Está pronto o seu casulo para o inverno. Esquentou? É só tirar uma das camadinhas. Simples assim. Não precisa se preocupar com o excesso de volume. O oversized está com tudo. Mas se ainda assim você se incomodar, abuse da tecnologia têxtil, que anda fazendo roupas fininhas e quentes, e experimente ajustar a composição com um cinto no final.

Agora, para dar certo, a técnica depende de um equilíbrio de cores e texturas. Resolvi pegar o marrom e suas variantes como base para mostrar. Aí você escolhe você escolhe se quer brincar com as cores ou prefere manter a sobriedade na estação. Em ambos os casos, uma dica: marrom vai com tudo, até com preto, cinza e azul marinho! O mesmo vale para os materiais, que vão se complementando e aquecendo você, tipo uma blusa de tricô com uma jaqueta de couro e outro casaco de pelo por cima.

Reprodução/Pinterest

A jaqueta puffer preta é leve e bem quente, mas tem essa carinha meio esportiva demais. Use com uma peça de alfaiataria para contrastar

Reprodução/Pinterest

Produção clássica, com tons terrosos misturados, alfaiataria, pele (fake, né gente?) e um acessório para a cabeça de oncinha

Reprodução/Pinterest

Vale colocar estampa e padronagem na mistura também. Uma combina blusa étnica com jeans e a outra bege e xadrez

Reprodução/Pinterest

Olha que mistura legal! Preto, marrom e cinza – três básicos, sóbrios e superelegantes

Reprodução/Pinterest

Use o casaco de lã sobre o moletom de capuz. E, de quebra, amarre-se num cinto de couro