SMCS

A Prefeitura implanta o mais novo binário da cidade no Bairro Novo, na quinta-feira, 4, a partir das 16h. Com a mudança, as ruas Nova Aurora e Ourizona passam a ter sentido único de circulação pela extensão de aproximadamente três quilômetros, no trecho entre as ruas Pinhalão e Coronel Joaquim Antônio de Azevedo.

O motorista que estiver na Rua Nova Aurora poderá seguir no sentido bairro Umbará. Quem estiver na Rua Ourizona vai trafegar sentido Alto Boqueirão. Importantes vias de ligação, Nova Aurora e Ourizona fazem o acesso entre os bairros Umbará, Sítio Cercado e Alto Boqueirão.

“A intenção é organizar melhor o fluxo de veículos, inclusive nas ruas perpendiculares ao binário, e facilitar a travessia ao pedestre”, explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Desde as primeiras horas da manhã de quinta-feira, 4, equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) estarão no binário para organizar a operação de trânsito e ajustar a nova sinalização. Agentes de trânsito e guardas municipais farão as orientações necessárias aos motoristas.

“As equipes estarão em 65 cruzamentos do binário, além de agentes de trânsito circulando com viatura na quinta e na sexta-feira. No fim da noite e madrugada, a Guarda Municipal fará rondas”, informa a superintendente de Trânsito.

Ciclofaixa e revitalização

Aos ciclistas, o novo binário também traz novidade: ciclofaixa na Nova Aurora. A ciclofaixa foi implantada no trecho entre a Coronel Joaquim Antônio de Azevedo e a Tijucas do Sul. Nas duas últimas quadras (da Rua São José dos Pinhais até a Tijucas do Sul), a ciclofaixa será compartilhada com os pedestres.

Antes da implantação do binário, a Prefeitura colocou novo asfalto, instalou semáforos e reduziu o limite de velocidade na região.

A velocidade máxima estipulada para as ruas que compõem o binário é de 50 km/h. “Próximo a escolas, temos lombadas para contribuir com a redução da velocidade praticada pelos motoristas”, explica a superintendente de Trânsito. Nas proximidades de escolas e de lombadas, a velocidade máxima é de 30 km/h e nos arredores de grandes polos geradores de tráfego (como igrejas ou comércios), de 40 km/h.

Na sequência, operações fiscalizatórias com radar estático (equipamento instalado sobre tripé e operado por agentes de trânsito) poderão ocorrer no binário. “Utilizamos os radares estáticos para inibir o excesso de velocidade em diversos pontos da cidade. E, para isso, a participação do cidadão, indicando pontos onde há abuso, é muito importante”, ressalta Battistella. É possível fazer a comunicação oficial à Prefeitura pelo telefone 156 ou, ainda, pelo site

Alteração nas ruas transversais

Com a nova forma de circulação, duas ruas transversais ao binário Bairro Novo também terão mudança, por fazerem parte da conexão das extremidades do sentido único: na Rua Pinhalão, duas quadras (entre a Nova Aurora e a Ourizona) terão sentido único para a Ourizona. Já a Coronel Joaquim Antônio de Azevedo, também no trecho de duas quadras, terá sentido apenas para a Nova Aurora.