Política em Debate

Sabatinas

(Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel - PR), em parceria com o Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba (SINDIABRABAR) e com o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, meios de Hospedagem e Gastronomia, Turismo e Hospitalidade (SINDEHOTÉIS), vai receber candidatos a prefeito de Curitiba para debater as propostas para o setor. Em Curitiba, o segmento emprega cerca de 72 mil pessoas e foi um dos que mais sofreu com a crise ocasionada pela pandemia da Covid-19.

Demanda
Com eventos individuais entre os dias 20 e 27 de outubro, cada candidato, acompanhado de seu vice e de um candidato a vereador, terá a oportunidade de apresentar o plano de governo direcionado aos bares e restaurantes, além de responder perguntas de empreendedores, profissionais e investidores do segmento. Os participantes da sabatina foram escolhidos por meio de uma pesquisa interna realizada com associados das instituições do realizadoras
do evento. Durante a sabatina, cada candidato participante vai receber um documento redigido pelas entidades organizadoras a partir das pautas submetidas por proprietários, empreendedores e funcionários de negócios ligados a alimentação fora do lar com a expectativa da entidade para o setor nos próximos 4 anos.

Aplicativo
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, e Roosevelt Arraes, do Instituto Mais Cidadania lançam hoje o aplicativo “Fake ou News”, um jogo sobre o processo eleitoral. Cartas do app foram obtidas a partir de informações da Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, projeto de checagem de notícias da Justiça Eleitoral do Paraná do qual o Instituto é um dos parceiros.

Jogo
Inicialmente, o “Fake ou News” foi concebido em um jogo de cartas, mais complexo e com mais variáveis, aplicado pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) para estudantes que visitavam o TRE-PR. Por conta da pandemia do Covid-19, a equipe organizadora do projeto optou pela migração para o ambiente digital. A novidade estará disponível para download nas plataformas iOS ou Android. Em formato de aplicativo, o jogo desafia o usuário por uma mensagem referente ao processo eleitoral. Caso o jogador considere o conteúdo da mensagem verdadeiro, ele deve escolher compartilhar a informação, mas, se considerar o conteúdo falso, então deverá apagar a mensagem. Depois de dez mensagens, o jogador recebe uma pontuação de acordo com o seu desempenho.

Facebook
O juiz Rodrigo Domingos Peluso Júnior, da 177ª Vara Eleitoral de Curitiba, acatou a representação do MDB, do candidato João Arruda, e mandou o prefeito Rafael Greca (DEM) retirar postagens de sua campanha no facebook. A irregularidade está na proporcionalidade entre o nome do candidato a prefeito e do candidato a vice-prefeito. A lei eleitoral estabelece que o tamanho do nome do candidato a vice não pode ser 30% menor que o titular, se não é considerado tentativa de esconder do eleitor em quem ele está votando, regra que não foi respeitada nas postagens. Greca deve retirar do ar imediatamente as postagens em questão e provar para a Justiça Eleitoral a retirada.

Congelamento
O candidato do PT à prefeitura de Curitiba, Paulo Opuszka, aproveitou ontem a comemoração do dia do professor, para prometer a revogação da lei proposta pelo prefeito Rafael Greca (DEM) e aprovada pelos vereadores que congelou os planos de carreiras dos servidores públicos municipais de Curitiba. “Temos de acabar com o absurdo instituído pela administração atual. É inadmissível uma administração e base aliada que lidem com truculência e com a ajuda da polícia contra essa categoria”, disse Opuszka.