Agência Brasil – Fernando Haddad

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato a presidente em 2018 Fernando Haddad (PT) chegara a um acordo sobre as eleições presidenciais de 2022. Se Lula não puder sair candidato pelo partido, o candidato será Haddad. A revelação foi feita pelo ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo nesta sexta-feira (5).

“Ele (Lula) me chamou para uma conversa no último sábado e disse que não temos mais tempo para esperar”, afirmou Haddad, em entrevista à TV 247. “Ele me pediu para colocar o bloco na rua e eu aceitei”.

De acordo com a lei da Ficha Limpa, Lula está inelegível, por ter sido condenado pelo caso do tríplex do Guarujá (SP). Contudo, essa condenação pode ser revogada e, com isso, o ex-presidente poderia recuperar seus direitos políticos. O caso está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar suposta parcialidade do ex-juiz Sergio Moro no julgamento do processo em primeira instância. O Supremo esperar julgar este caso ainda neste 1º semestre.

Lula tentou ser candidato em 2018, mas acabou preso após ser, na época, condenado em segunda instância. Na ocasião, Haddad era candidato a vice, mas encabeçou a chapa com a prisão de Lula. Ele chegou a ir ao segundo turno, mas perdeu para o presidente Jair Bolsonaro.