Publicidade
Integração

Secretaria de Segurança e prefeitura de Pinhas vão compartilhar informações

(Foto: Divulgação/Sesp-PR)

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná e a prefeitura de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, assinaram nesta terça-feira (08) uma resolução conjunta para o compartilhamento do sistema de informações e integração de dados. É o terceiro município a firmar o acordo de cooperação. A assinatura oficializou um trabalho integrado que já ocorre com Pinhais.

Assinaram o acordo o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, e a prefeita de Pinhais, Marly Paulino Fagundes. Também assinaram o deputado federal Luizão Goulart, o secretário municipal de Governo, Ricardo Augusto Pinheiro, e o comandante da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos.

Com a resolução, Pinhais poderá acessar ferramentas de Gestão (Business Intelligence) para dados e diagnóstico de ocorrências que envolvem o município. A partir dele, guardas municipais poderão elaborar e consultar relatórios dos sistemas Boletim de Ocorrência Unificado (BOU) e do Business Inteligence (BI).

A Guarda Municipal ainda poderá consultar mandados em geral, veículos em situação irregular (furtados, roubados ou com alertas) e situação administrativa de condutores e veículos. Em Pinhais, as forças policiais já trabalham juntos, em um centro integrado de segurança.

“Toda parceria é importante e essa vem no momento certo para continuarmos trabalhando em prol da nossa cidade. Somos servidores e estamos aqui para prestar um bom serviço à nossa comunidade”, afirmou a prefeita Marly

Em contrapartida, o município fornecerá dados municipais de segurança, saúde e educação, assim como notificações de agravo contra a mulher e a criança. Pinhais ainda deverá disponibilizar a Base Cartográfica com pontos de interesse para a segurança pública, o que inclui limites entre bairros e localização de serviços essenciais, como farmácias, hospitais e escolas. Estas informações servirão para colaborar no planejamento do Estado.

Além disso, a Secretaria da Segurança Pública, terá acesso à base de dados da cidade, e às imagens das 50 câmeras de monitoramento das ruas e, também das instaladas em prédios públicos. “Pinhais é um município de passagem e este convênio vai beneficiar tanto a nossa cidade quanto os municípios lindeiros”, destacou o secretário municipal de Governo, Ricardo Pinheiro.

APROFUNDANDO – O deputado federal e ex-prefeito, Luizão Goulart, lembrou que a Guarda Municipal e a Polícia Militar trabalham no mesmo endereço, estão integrados. “Agora, esta parceria só está aprofundando. Vai beneficiar o município, agilizar o trabalho. As polícias Militar e Civil vão usar as informações do município para agir”, disse o deputado federal e ex-prefeito, Luizão Goulart.

AMPLIAÇÃO - Mais de 10 municípios já estão cotados para se integrarem às bases de informações da Secretaria da Segurança, destacando a atuação em conjunto entre Estado e Município. Em outubro do ano passado o primeiro Termo de Cooperação Técnica para o compartilhamento de informações foi assinado com São José dos Pinhais. Em maio deste ano, foi a vez de Campina Grande do Sul.

MAIS PARCERIAS - O secretário Marinho ainda destacou que novas reuniões com a prefeita Marly devem ser promovidas para conversas sobre outros projetos. “Vamos agilizar processos que estavam parados há muito tempo, como a retirada de veículos que estão no entorno de delegacias. Outra demanda diz respeito a melhorias no acesso ao Complexo Médico de Pinhais”, afirmou.

PRESENÇAS - Estiveram presentes no evento a chefe de gabinete da Secretaria da Segurança, delegada Luciana de Novaes; o assessor militar coronel Erich Wagner Osternack, e o assessor civil, delegado Vinícius Carvalho, e o coordenador de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria, capitão Cláudio Todisco.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES