Tânia Rêgo/ABr

O próximo domingo (10) será o segundo dia da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Serão avaliados os conhecimentos de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Assim como na semana passada, os portões dos locais de prova abrem ao meio dia e fecham às 13 horas, com o início do exame às 13h30.

“O exame deve ser realizado com caneta de tinta preta no material transparente. É proibido que aparelhos eletrônicos toquem durante as provas, mesmo dentro do porta-objeto fornecido pela organização”, reforça a advertência o Inep. Todas as recomendações e alertas do primeiro dia seguem valendo.

No Paraná, mais de 211 mil candidatos estavam inscritos. No primeiro dia pocuo mais de 48 mil não compareceram. Estes candidatos ainda podem participar do segundo dia de provas.

Em Curitiba, os principais locais de provas tiveram reforço no transporte público. Na semana passada foram criadas linhas especiais e reforçadas outras.

Gabaritos
Os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgado no dia 13 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep).

No dia 13, os participantes poderão acessar os gabaritos pelo portal do Inep ou pelo aplicativo do Enem. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis.

Segundo o Inep, os candidatos deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.
O dia de divulgação do resultado do Enem 2019 ainda não está definido, mas deve acontecer em janeiro.