Franklin de Freitas

Cineminha de clássicos para crianças no MIS-PR
Ao longo de todo o mês de julho, o Museu da Imagem e do Som Paraná (MIS-PR) dedica a sua programação para clássicos do cinema e animações: o MIS de Férias, com sessões às terças e quintas-feiras, às 16 horas, traz filmes para agradar pais e filhos nas férias escolares. Já o Cineclubinho do MIS realiza exibições matinais, às 10 horas, de filmes de animação e curtas-metragens regionais, sempre seguidas de bate-papo. A entrada é franca e a classificação livre. São títulos imperdíveis como “Matilda” (1996), a história de uma menina brilhante ignorada pelos pais, “Esqueceram de Mim” (1990), do menino que é esquecido em casa e precisa se defender de ladrões, entre outros clássicos, como “Conta Comigo” (1986) e “Caça Fantasmas” (1984). O mês encerra com “O Garoto” (1921), filme dirigido e estrelado por Charles Chaplin.
Cineclubinho – O premiado “Meu Amigo Totoro” (1988) abre a programação do Cineclubinho na quarta-feira, 10 de julho: as sessões de curtas-metragens ocorrem nas quartas-feiras, às 10 horas. Os outros filmes programados são o irlandês “A canção do Oceano” (2014), o franco-belga “Kirikou e a Feiticeira” (1998) e ainda a sessão “Curta Criança”, com curtas-metragens locais; estas sessões contarão com a presença dos cineastas para uma conversa com o público.
Museu da Imagem e do Som do Paraná (R. Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba), (41) 3232-9113. Ingresso: gratuito.


Biblioteca tem contaçao de histórias, oficinas, filmes e piquenique
A Biblioteca Pública do Paraná preparou uma programação especial para as crianças durante as férias de julho. As atividades incluem contação de histórias, oficinas e novas edições dos projetos Uma Noite na Biblioteca, Piquenique Literário, Cine Pipoca e Sábado Lúdico, além de uma festa julina. Todos os eventos são gratuitos. Diariamente, a equipe da Seção Infantil da BPP apresenta duas sessões do projeto Hora do Conto, às 11h e às 15h, seguidas de oficinas de trabalhos manuais. No dia 11, a partir das 10h, a Praça 29 de Março recebe mais um Piquenique Literário da Biblioteca, com contação de histórias, oficinas, trocas de livros e rodas de leituras. O projeto Cine Pipoca de julho apresenta três longas de animação do estúdio japonês Ghibli: Ponyo — Uma Amizade que Veio do Mar (dia 12), Meu Amigo Totoro (dia 19) e O Castelo Animado (dia 26). As sessões acontecem sempre às 14h30, no auditório, com distribuição de pipoca para o público. No dia 20, crianças de 7 a 10 anos participam da 15ª edição do evento Uma Noite na Biblioteca. A programação começa no fim da tarde de sábado e termina na manhã de domingo, com um café de confraternização para as famílias dos participantes e funcionários da BPP.


Crianças podem ser biólogas por um dia em atividade de férias
Começam nesta semana as atividades de férias do Museu de História Natural Capão da Imbuia. A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita pelo telefone 3313-5481. Este ano, a equipe preparou duas atividades especiais ligadas à Educação Ambiental. Nos dias 9 e 16 de julho, a partir das 14h, acontece a atividade Biólogo por um Dia. Os participantes poderão acompanhar a rotina dos pesquisadores do museu. Serão duas turmas formadas por cerca de dez crianças, de 9 a 12 anos. “Faremos simulações de pesquisas de campo e atividades com as coleções científicas biológicas de animais taxidermizados”, conta a chefe do Museu, Patrícia Werckelin. Para os pequenos, de 5 a 9 anos, a programação é de contação de histórias infantis que trazem animais entre os personagens. “A ideia é mostrar a importância dos bichos nessas histórias que ensinam tantas coisas às crianças”, resumiu Patrícia. A contação acontece nas quartas, quintas e sextas-feiras, a partir das 14h, com limite de 20 crianças.
O Museu de História Natural Capão da Imbuia fica na Rua Professor Nivaldo Braga, 1.369 – Capão da Imbuia)
Atividades gratuitas


Museu da Vida tem muitas atividades e bosque
Ligado a Pastoral da Criança, o Museu da Vida merece ser visitado. Ele tem como objetivo levar informações sobre a importância do cuidado com as crianças e a preservação do meio ambiente. O espaço está ligado ao desenvolvimento infantil, da gestação até os seis anos de idade. No local, no bairro Merces, há também o Memorial da Dr. Zilda Arns (1934-2010), que conta a trajetória da vida pessoal e profissional da médica fundadora da Pastoral da Criança. A Galeria da Vida tem exposições temporárias. No último domingo do mês, o museu desenvolve atividades especiais, como o Dia de Brincar, incentivando as crianças a brincarem como antigamente.Visitas para grupos com mais de dez pessoas precisam de agendamento.


Criaturas Fantásticas no Muma
Uma exposição de arte inédita em seu formato está em cartaz no Muma – Museu Municipal de Arte (Portão Cultural). ‘Criaturas Fantásticas’ é um projeto voltado à infância: um espaço livre, que permite que a criança seja protagonista de sua experiência cultural, por meio de dispositivos interativos (recursos lúdicos, sensoriais e participativos) e de um ateliê que abre os espaços do museu para que ela faça parte da exibição.m Os ambientes da exposição foram projetados de forma que as crianças explorem os sentidos e as sensações, brincando e compartilhando dessa experiência com outras crianças. Museu Municipal de Arte (Portão Cultural) – Av. Rep. Argentina, 3.432.Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 19h


Bosque Reinhard Maack e Bosque Alemão
O Bosque Reinhard Maack fica em uma área de preservação ambiental e tem a Trilha da Aventura, com brinquedos construídos em troncos de eucalipto. Rua Waldemar Kost (esquina com Rua Conde de São João das Duas Barras), Hauer. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h (em dias de chuva o bosque não abre, devido ao risco de as trilhas ficarem escorregadias).
No Bosque Alemão em mirante, café, oratório, pórtico. Outro destaque é o Caminho dos Contos — que apresenta a história de João e Maria, clássico dos irmãos Grimm. A trilha conta com a Casa da Bruxa, uma biblioteca onde há contação de histórias nos fins de semana (às 11h, 14h e 16h). Rua Nicolo Paganini (esquina com Rua Franz Schubert), Vista Alegre. 41)


Festival de Férias vai até o dia 19 de julho
Começou ontem mais uma edição do Festival de Férias de Inverno da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). A programação vai até o dia 19 de julho com atividades nas dez regionais, de segunda a sexta, das 14 às 17h. Estão previstas brincadeiras e atividades recreativas variadas e itinerantes para crianças de todas as idades. Serão oficinas manuais de gira-gira (cata-vento), pipa, pintura de rosto e pintura no papel kraft, além de brinquedos infláveis e inclusivos e festivais de bolinha de gude e modalidades esportivas.