Divulgação – Zachary Levi como Shazam: muitos poderes

Que tal imaginar um adolescente órfão que, de repente, ganha superpoderes – e nem sabe quais são? O que ele faria? Nada do clichê “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. E é exatamente a descoberta desses poderes que dá o tom para ‘Shazam’, filme do super-herói quase tão poderoso quanto o Superman e que estreia hoje em Curitiba.

Até ter a chance de descobrir que pode ser quase tão poderoso quanto Superman, o jovem Billy Batson (Asher Angel), de 14 anos, passa maus bocados. Ele se perdeu da mãe em tenra idade e passou os últimos 10 anos à procura dela. Nesse tempo, fica numa rotina de ser abrigado em lares de abandonados, dos quais invariavelmente foge. Até que é adotado por um casal pouco convencional, que tem outros cinco filhos, todos adotados. Um deles é Freddie Freeman (Jack Dylan Grazer), de quem Batson fica mais próximo. A maré vira para Batson quando ele recebe poderes de um mago misterioso, de nome Shazam. Para invocar tais poderes, basta falar seu nome.

Mas que poderes ele tem? Num primeiro momento, o mirrado Billy Batson vira um homenzarrão de 1,93m (interpretado pelo ator Zachary Levi). Aos poucos, e com a ajuda de Freddie, ele vai descobrindo que pode soltar raios de energia das mãos, que tem superforça, que é à prova de balas (e que não pode ficar invisível), além de outras habilidades reveladas aos poucos. Em vez de usar seus poderes para feitos heroicos, ele os usa para ficar famoso, para poder comprar cerveja sem ser proibido, para ir a um clube de strip-tease, para dar o troco nos valentões da escola… A frequência com que Billy se transforma (e depois de destransforma) por questões cotidianas é hilariante. Isso até que chega a hora de confrontar o vilão, o doutor Silvana (Mark Strong), também poderoso e que pretende sugar as habilidades do herói.

O filme ‘Shazam’ acerta ao ser propositalmente leve em sua essência. Um contraponto aos sisudos filmes do Superman e do Batman – os três são heróis da mesma DC Comics. É como se fosse uma mistura do Superman de Christopher Reeve com o clássico ‘Quero Ser Grande’ (em que um Tom Hanks ainda iniciante interpreta uma criança em corpo de adulto). A zoeira é tanta que o filme não se cansa de referências aos dois heróis mais famosos. E as cenas pós-créditos indicam que pode haver mais filmes do herói.

Origem
Nos quadrinhos, Shazam é um herói clássico, criado nos anos 40 pela editora Fawcett Comics. Contudo, ele foi considerado uma cópia deslavada do Superman. A DC Comics entrou com uma ação de plágio e venceu. Sem ter como pagar, a Fawcett repassou o herói à DC. No filme, a origem do personagem não é exatamente a clássica. Ficou mais próxima do que foi concebido recentemente pelo roteirista Geoff Johns na reformulação editorial Novos 52, com toda uma família em volta de Billy Batson.

VEJA AQUI seis curiosidades sobre Shazam