Franklin de Freitas

O Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou, na terça-feira (28), a lista dos convocados na primeira chamada complementar do processo seletivo 2020/2021. . Foram chamados 440 candidatos em 65 cursos.  Dos 31 candidatos que foram prejudicados pelo erro na lista do vestibular 2020/2021, somente 11 entraram agora na primeira chamada. Segundo o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, as chamadas complementares são a única maneira destes estudantes serem absorvidos pela universidade.

Segundo informações da assessoria de imprensa da UFPR, em Medicina Curitiba, dos 21 vestibulandos retirados da primeira lista de aprovados, entraram três, em Medicina campus Toledo, de quatro entraram três, de Direito, eram dois estudantes e um foi chamado. Já os quatro candidatos de Biomedicina, Medicina Veterinária, Fisioterapia e Odontologia foram absorvidos nessa chamada. A UFPR lembra que novas chamadas acontecerão. 

Relembre o caso

A  UFPR anunciou no dia 1º de setembro que houve um erro no resultado do vestibular 2021, cuja lista foi divulgada no dia 31 de agosto. Segundo o Núcleo de concursos da universidade, houve uma falha no processamento dos resultados, que fez com que deixassem de ser computados os ajustes nas notas de produção de texto decorrentes de recursos interpostos por candidatos – que foram deferidos após análise. A falha foi identificada após a divulgação da primeira lista. Com isso, houve a substituição de 31 dos 4.229 nomes que constavam nesta lista por outros que não estavam listados. Ou seja,  31 candidatos comemoraram a aprovação e depois souberam que não estavam entre os aprovados.  Foram vítimas do erro um aluno de Odontologia, um Fisioterapia, um Biomedicina, um de Medicina Veterinária (Curitiba), 2 de Direito (Curitiba), 21 de Medicina (Curitiba) e 4 de Medicina (Toledo).  O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Ricardo Marcelo Fonseca, se manifestou sobre o erro no dia 3 de setembro. Em vídeo, publicados nas redes sociais, ele lamentou o ocorrido e disse que os estudantes que tiveram a aprovação cancelada só poderão integrar os quadros da universidade por chamadas complementares. Parte dos estudantes entrou na Justiça pedindo a inclusão na lista de aprovados, mas até agora não houve resultado favorável a eles. 

A matrícula dos convocados

Somente a convocação não assegura o direito à vaga. Os candidatos convocados devem fazer o registro acadêmico on-line através do envio de documentos até às 17h do dia 30 de setembro Nesta chamada complementar, foram convocados 440 candidatos, em 65 opções de cursos. A listagem completa está disponível neste link, ou na página do NC, em www.nc.ufpr.br . Os aprovados devem digitalizar o documentação solicitada e enviar pelo link disponível na seção do Processo Seletivo 2020/2021. Mais informações e os documentos necessários para o registro acadêmico estão disponíveis no item 10 do Edital nº 75/20 – NC/Prograd.

A relação nominal dos candidatos que tiverem o registro acadêmico deferido será publicada no site do NC, no dia 8 de outubro.