Levy Ferreira/SMCS

A Festa da Unidade e da Solidariedade, realizada pela Arquidiocese de Curitiba e pela Ação Social do Paraná, no dia da solenidade de Corpus Christi, faz agora parte do calendário oficial de eventos do Paraná. Em solenidade realizada ontem, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a governadora Cida Borghetti sancionou a lei número 760/17, proposta pela Assembleia Legislativa. A celebração é considerada um dos maiores eventos religiosos do Estado.
Com a sanção, a festa da Unidade e da Solidariedade passa a ser comemorada oficialmente na capital do Estado, na mesma data do Corpus Christi. A governadora afirmou que a lei vai contribuir para fomentar a cultura e o turismo, além de apresentar o Paraná para um maior número de pessoas. “Essa lei prioriza a cultura da propagação do amor e da solidariedade”, disse ela. “No Paraná há respeito a todas as religiões, a todas as manifestações de fé e culturais.”
Na festa de Corpus Christi, fiéis da igreja católica reúnem-se para confeccionar, na avenida Cândido, os tradicionais tapetes de serragem com símbolos de fé. Em Curitiba, além da motivação religiosa, o evento conta, também, com arrecadação de alimentos e agasalhos que são doados às famílias atendidas pelas pastorais.
A confecção do tapete reúne diversas paróquias de Curitiba e região. O enfeite sacro é feito desde o obelisco na Praça Tiradentes, percorre toda a Avenida Cândido de Abreu e segue até as proximidades da Praça Nossa Senhora de Salete. Todos os anos, dezenas de milhares de pessoas acompanham os trabalhos e também a procissão do Santíssimo Sacramento.