Cassiano Rosário – Eclipse parcial da lua encantou no céu de Curitiba na noite de ontem

A noite de ontem foi especial para o curitibano. O eclipse parcial da lua foi visível em Curitiba. Com um dia seco e com poucas nuvens, o fenômeno ficou bem à vista no céu da Capital, diferente de outras oportunidades, quando o céu nublado impediu o avistamento do fenômeno.

Eclipse parcial da lua enfeita e fascina a noite de Curitiba; veja mais fotos

O eclipse ocorre quando Sol, Terra e Lua se alinham, e nosso planeta faz sombra sobre o satélite. O eclipse pode ser visto desde as 17 horas (horário de Brasília) e, no total, teve duração de mais de cinco horas, parecido com o que ocorreu em janeiro deste ano. Porém, em Curitiba ele ficou visível somente até por volta das 20 horas.

Homem na lua

Além da beleza e encanto que provoca, este eclipse também é motivo para celebrar um grande feito da humanidade. No dia 16 de julho de 1969, a Nave Apollo 11 decolou em direção do satélite natural da Terra para a missão mais espetacular e audaciosa da corrida espacial, feita até então. Quatro dias depois da partida, o foguete tripulado pelos astronautas Buzz Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong chegou ao seu destino. E foi Armstrong o primeiro humano a pisar na superfície lunar e deixar para a posteridade a célebre imagem da pegada com sua bota. Em todo o mundo, diversas ações marcam a façanha e o cinquentenário da chegada do homem à lua. Na Grande Curitiba, o feito foi tema de evento no Parque de Ciências Newton Freire Maia, em Pinhais.

Próximos eclipses da lua 

10 de janeiro de 2020 (não visível)
5 de junho de 2020 (visível)
30 de novembro de 2020 (penumbral)
26 de maio de 2021 (não visível)
18/19 de novembro de 2021 (visível)
15/16 de maio de 2022 (visível)
8 de novembro de 2022 (não visível)
5/6 de maio de 2023 (não visível)
28/29 de outubro de 2023 (pouco visível)