
Depois de um período prolongado de tempo estável, com chuva abaixo da média no mês de agosto e sem nenhum dia de chuva no setor norte do estado, finalmente o cenário mudou e radicalmente. Uma frente fria chegou ao Paraná provocando chuva, com bastante incidência de raios e ventos neste sábado (31). Em Curitiba, o tempo começou a mudar por volta das 14h30 deste sábado depois de uma manhã de altas temperaturas, batendo os 29 graus, segundo o Simepar. O dia virou noite e o vento forte, de 57 quilômetros por hora, atingiu diversos bairros e houve registro de granizo na capital e cidades da região metropolitana. Em Curitiba, houve destelhamento em casas e queda de árvores em diversos bairros. Segundo o Simepar, choveu 11,8 mm até as 17h30. A temperatura caiu para 16 graus em apenas três horas.
No Hauer, a placa de uma igreja caiu na Rua Oliveira Viana. A Defesa Civil de Curitiba registrou 20 casas destelhadas com o temporal deste sábado (31). As famílias já estão sendo atendidas pela Prefeitura da cidade. Foram 20 casas destelhadas nos bairros Barreirinha, Boa Vista, Cabral, Cajuru, Campo Comprido, Centro, CIC, Santa Cândida, Sitio Cercado, Vista Alegre, além do telhado de uma escola. Também houve nove quedas de árvores. Segundo boletim da Defesa Civil, houve nove quedas de poste e uma calha caiu sobre fiação elétrica na via pública. A URBS também informou sobre a falta de energia elétrica nos terminais Campina do Siqueira, Campo Comprido e Boqueirão. As equipes da Prefeitura ficaram em constante monitoramento nas áreas de atenção.
A região Centro-Sul do Estado foi a que registrou mais danos na rede elétrica após o temporal da tarde deste sábado (31), segundo informações da assessoria de imprensa da Copel. As equipes da Companhia estão trabalhando em regime de contigênia desde às 14h para recuperar, o mais breve possível, os danos causandos pela forte ventania. O total de desligamentos no Paraná chegou a 120 mil unidades consumidoras, sendo 63% na região Centro-Sul e 25% na região Leste do Estado. A região Centro-Sul foi a mais atingida. Galhos e até árvor es inteiras caíram sobre os fios. Por isso, em alguns locais será necessário a rescontrução de partes da rede de energia. A rede elétrica de Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Reserva, Tiabgi, Carambeí, Imbaú e Castro foram as mais afetadas.
De sábado (31) para setembro (1), a previsão é que as temperaturas caiam ainda mais, passando para miníma de 11 graus e máxima de apenas 18 graus na capital paranaense. A previsão em Curitiba é chova até pelo menos quarta (4). Na segunda (2), a previsão do Simepar é de 11 a 15 graus e na terça, de 11 a 18 graus. As temperaturas só devem voltar a subir no sábado, quando, de acordo com o Simepar, ficarão entre 14 e 26 graus, na Capital.