Valquir Aureliano – O técnico do Athletico

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) julgou nessa segunda-feira (dia 12) os incidentes da partida Bahia 2×1 Athletico, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, em 24 de junho. O caso foi analisado pela 1ª Comissã Disciplinar, ou seja, pela primeira instância. O técnico do Athletico, António Oliveira, pegou um jogo de suspensão. O lateral-direito Marcinho e o volante Richard pegaram dois jogos de suspensão.

Marcinho e Richard já cumpriram uma partida, como suspensão automática. Com isso, os dois etão suspensos para o jogo de sábado, contra o Ceará, na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro.

No entanto, o Athletico tem direito a entrar com recurso e, ao mesmo, um pedido de efeito suspensivo – medida que anula provisoriamente a punição até o julgamento definitivo do caso. Em caso de recurso, o caso será novamente julgado pelo Pleno do STJD.

Os casos são julgados com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O técnico e os dois jogadores do Athletico corriam o risco de pegar até seis jogos de suspensão.

António Oliveira foi punido no STJD porque, segundo depoimento do árbitro Antonio Dib Moraes de Sousa na súmula do jogo, ele dirigiu-se ao ‘juiz’ da partida e falou “você hoje prestou um desserviço à arbitragem brasileira, você é um incompetente, não tem competência para estar aqui”.

Marcinho acabou expulso aos 41 minutos do segundo tempo após pisar no ponta Rossi, do Bahia. Richard levou o cartão vermelho aos 12 minutos do primeiro tempo por atingir o rosto do meia Rodriguinho durante uma disputa de bola.