Marcos Solivan (Sucom/UFPR)

A Universidade Federal do Paraná, a mais antiga do Brasil, comemorou o aniversário de 108 anos com sessão pública e solene do Conselho Universitário, na noite desta terça-feira (15/12). O evento foi realizado no Teatro da Reitoria, mas somente o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, a vice-reitora, Graciela Bolzon de Muniz, e a equipe técnica da UFPR estavam no local. As autoridades, os conselheiros do Conselho Universitário e do Conselho de Curadores, e integrantes da gestão participaram remotamente, devido à pandemia de Covid-19. A transmissão foi realizada pelo Youtube da UFPR TV e teve público de mais de mil pessoas. É possível assistir ao material gravado clicando aqui.

Recondução

Durante a sessão, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca foi reconduzido ao cargo para um novo mandato de quatro anos. A vice-reitora, professora Graciela, foi quem entregou o medalhão reitoral ao professor.

Cerimônia

As apresentações culturais dos grupos artísticos da UFPR foram gravadas previamente e exibidas em vídeo, por conta da pandemia. Durante o evento, foram lançados os selos de natal dos Correios “Natal Palavras de Afeto”, com a presença virtual do Superintendente Estadual de Operações dos Correios no Paraná, Paulo Cezar Kremer dos Santos.

A UFPR também lançou a versão on-line da Revista Ciência UFPR (revista institucional oficial de divulgação científica), uma produção da Superintendência de Comunicação (Sucom). Clique aqui para conhecer e acompanhar.

A universidade também apresentou um vídeo institucional em comemoração ao aniversário da universidade.

Homenagens

A UFPR homenageou os profissionais da saúde que lutam contra a pandemia. A enfermeira chefe da UTI Covid do Hospital de Clínicas, Lígia Aparecida Palu, foi a escolhida para receber a honra em nome de todos os enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, bioquímicos, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e de todas as categorias envolvidas no combate ao coronavírus.

O professor Alexandre Trovon de Carvalho recebeu as homenagens em nome da Rede Covid UFPR e das equipes que realizaram ações de suporte à pandemia, como o desenvolvimento de testes, produção e testagem de álcool gel etc.

A UFPR criou neste ano o Ensino Remoto Emergencial para seguir com o trabalho mesmo durante a pandemia. A professora Maria Josele Bucco Coelho, coordenadora de Integração e Políticas de Educação à Distância, recebeu a homenagem por este trabalho em nome dos profissionais da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) e de todos os professores que se reinventaram para lecionar nos novos moldes.

Para garantir acesso ao Ensino Remoto, a UFPR lançou o Projeto de Inclusão Digital, realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). A professora Lauren Machado Pinto, chefe da Unidade de Apoio Psicossocial recebeu a homenagem representando os colegas.

A UFPR também homenageou os artistas, categoria que deu suporte emocional à população durante o período de isolamento social. Vicente Ribeiro recebeu a honra em nome do Grupo de MPB, da Orquestra Filarmônica, da Téssera Companhia de Dança, do Coro da UFPR e da Companhia de Teatro.

Autoridades

Participaram remotamente da cerimônia autoridades do Paraná e do Brasil, além de reitores de universidades de todo o país. Silvana Stoinski representou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Tenente-coronel Marcos Pontes. O Governo do Estado do Paraná foi representado pelo vice-governador, Darci Piana, e pelo Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Aldo Nelson Bona. Maria Silvia Bacila, secretária Municipal da Educação, representou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Eduardo Gomes Salgado, diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, e Edward Madureira Brasil, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), também compuseram a mesa de autoridades.

Representantes do poder judiciário assistiram à cerimônia: o desembargador Arion Mazurkevic do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região e o juiz federal Rodrigo Kravetz, diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado do Paraná. O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná, Cássio Lisandro Telles, também esteve presente.

Reitores da UFPR de outras gestões também estiveram presentes de maneira remota: Carlos Alberto Faraco, Carlos Augusto Moreira Junior e José Henrique de Faria, além do vice-reitor (2009-2016) Rogério Mulinari.

A cerimônia também foi prestigiada por deputados federais e por deputados estaduais do Paraná. O deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, Luiz Claudio Romanelli, fez uso da palavra durante o evento. Também estiveram presentes vereadores de Curitiba, professores, alunos e servidores técnicos da universidade.

Gestão

A primeira gestão do reitor Ricardo Marcelo e da vice-reitora Graciela foi encerrada nesta terça-feira (15/02). Neste link é possível acessar um resumo das principais ações realizadas pela equipe nos últimos quatro anos.