Foto: Reprodução/Ecovia – Movimento deve começar a se intensificar na tarde de amanhã

Mais de 136 mil veículos devem circular pela BR-277, no trecho entre Curitiba e Litoral, nesse feriado da Proclamação da República. A previsão é da concessionária Ecovia, empresa do grupo Ecorodovias que administra esse trecho BR-277, além das PRs 407 e 508. Este será o último feriado prolongado do ano, antes do início da temporada de verão 2019/2020, e serve como uma prévia de como deve ser os meses de veraneio no Litoral.

O movimento de descida deve começar às 19 horas de amanhã, quando dois mil veículos devem passar pela praça de pedágio em direção ao litoral. Na sexta-feira, o movimento deve ser alto durante toda a manhã, com pico de 1,7 mil veículos entre 6 e 7 horas. Segundo a Ecovia, o fluxo de veículos deve ser normalizado a parir das 17 horas.

A volta do feriado deve ser intensa a partir das 11 horas de domingo, atingindo pico de 2.6 mil veículos entre 16 e 17 horas. Segundo Marcelo Belão, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovia, os motoristas devem programar a sua viagem e evitar horários com maior concentração de veículos. Ele lembra, ainda, que os motoristas podem usar a cabine de autoatendimento na descida para as praias e usar o cartão de débito em todas as cabines, nos dois sentidos.

Temporada
A temporada de verão no Paraná deve ter início oficial no dia 20 de dezembro e se estender até o primeiro final de semana depois do Carnaval, dia 1º de março de 2020. A temporada no Paraná abrange as costas Leste, Oeste e Norte.

Repartições estaduais farão escala especial

As repartições públicas estaduais terão escala especial de funcionamento no dia da Proclamação da República, celebrado nesta sexta-feira. O Governo do Estado também decretou ponto facultativo amanhã, em função do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. A medida não abrange serviços essenciais do Estado, como hospitais e delegacias.

Os hospitais do Estado funcionarão normalmente todos os dias. O Biobanco, em Curitiba, abre normalmente na quinta-feira e fecha na sexta-feira e no sábado. A distribuição será feita normalmente em todas as unidades na quinta-feira.
As delegacias de polícia vão atender normalmente, em regime de plantão 24h, exceto as de área administrativa. O Procon funciona normalmente amanhã. Não funcionará na sexta-feira. Atendimentos podem ser feitos pelo site www.consumidor.gov.br.

As Ceasas de Curitiba, Maringá e Londrina estarão com horários especiais na sexta-feira, mas atendem normalmente nos mercados atacadistas. Já as Ceasas de Cascavel e Foz do Iguaçu estarão fechadas. No sábado, o mercado atacadista hortigranjeiro da Ceasa de Curitiba não abrirá, mas o Mercado de Flores atenderá normalmente, das 6 as 12 horas.

Mercado Municipal
o Mercado Municipal de Curitiba estará funcionando normalmente nos horários habituais nesta sexta e no sábado, das 8 às 18 horas. No domingo, o funcionamento também será o habitual: das 8 às 13 horas, sendo que os restaurantes ficam abertos até 15 horas.

Os shoppings de Curitiba terão horário alternativo na sexta. A maioria vai usar o horário de domingo, com as praças de alimentação abrindo mais cedo e as lojas de tarde.