Pedro Ribas/SMCS – Dia Sem Tabaco: vício é responsável por inúmeras doenças

Seja ativa ou passivamente, um em cada quatro curitibanos acaba inalando a fumaça do cigarro durante o dia. É o que revela um levantamento feito pelo ‘Bem Paraná’ com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde. Nesta sexta-feira (31) celebra-se o Dia Mundial sem Tabaco.

De acordo com o Vigitel, Curitiba é a capital brasileira como maior percentualde fumantes, que respondem por 15,6% da população adulta do município — o segundo colocado do ranking é São Paulo, com 14,2%. Ademais, 4,9% dos adultos curitibanos fumam 20 ou mais cigarros por dia. Apenas Porto Alegre apresenta um percentual maior, de 5,1%.

Além dos fumantes ativos, ou seja, aqueles que efetivamente colocam o cigarro aceso na boca, o porcentual de fumantes passivos (as pessoas que não fumam, mas acabam expostas à fumaça) na cidade chega a 7,2% da população adulta. O porcentual refere-se à proporção de adultos fumantes passívos nos domicílios, ou seja, em suas próprias casas. Há ainda o dado de que 4,4% da população fuma passivamente no local de trabalho. Para evitar sobreposição, uma vez que uma pessoa pode fumar passivamente em casa e no trabalho ao mesmo tempo, considerar-se-á apenas o percentual referente ao domicílio.

Sabendo-se que a população adulta de Curitiba (com 18 anos ou mais) soma 1,45 milhão de pessoas, temos que 225.413 curitibanos são fumantes ativos, dos quais 70.803 fumam pelo menos 20 cigarros por dia. Além disso, pelo menos 104.037 paranaenses fumam passivamente, considerando-se o dado de fumantes passivos no ambiente domiciliar.

O total de fumantes na capital (ativos e passivos), portanto, chega a 329.450, o equivalente a 22,8% da população adulta. Nesse sentido, é importante destacar que os prejuízos do fumo passivo estão muito próximos aos do fumo ativo, embora o dano ocorra em menor grau, já que a exposição é geralmente menor. Para não ser prejudicado, um não-fumante deveria ficar a pelo menos 15 metros de um fumante.

Prejuízo
Relacionado a um grande número de doenças crônicas e cânceres, o cigarro vitima, apenas no Paraná, 22 pessoas por dia, segundo dados do Ministério da Saúde, além de levar outras 71 a serem internadas diariamente, ao custo de R$ 55 milhões por ano aos cofres públicos.

Boca Maldita terá orientações e exames sobre o vício
No Dia Mundial sem Tabaco, nesta sexta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Hospital Erasto Gaetner promovem ações de conscientização e orientação para a população sobre o tabagismo, com a realização de diversos exames na região central da cidade que possibilitarão ao cidadão saber como anda sua saúde.

Uma grande estrutura será montada na Boca Maldita com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de boca, evidenciando ainda, os prejuízos causados pelo cigarro. As equipes farão avaliações de saúde bucal, de graça, em pessoas com mais de 30 anos de idade e, além do exame clínico, todos pacientes receberão educação preventiva através de fotografias de lesões e folhetos explicativos de autoexame.

Além disso, as equipes da Prefeitura vão medir a pressão arterial, avaliar glicemia, fazer testes de respiração (espirometria) e de audição (auriculoterapia), prestar orientação nutricional e fazer testes de aptidão física e avaliação da composição corporal. O evento faz parte do programa “Escute o Seu Coração”, que cuida do coração dos curitibanos, estimulando hábitos de vida saudáveis, a promoção da saúde e a prevenção de doenças cardiovasculares.