Fotos: Reprodução Pinterest – Modelo tradicional em tamanho grande

Ando na vibe do armário cápsula, que basicamente é viver uma estação com um número reduzido de peças – o máximo fica em torno de 30, considerando calçados e echarpes e afins. Ainda não coloquei em prática a proposta, mas o conceito me encanta: quanto menos roupa se tem, mais criativo se é. Afinal, é preciso repetir, reutilizar, reinventar, reciclar e mudar completamente a cara da roupa de todo dia.

Aproveitando a virada de estação, pensei que, por exemplo, seria legal definir “o casaco” para as próximas produções. Uma peça só, versátil, que fica chique ou basicona mudando só os detalhes, serve para dias frios e os mais ou menos, vai pra chuva, vai pro sol, combina com vestido e com calça comprida, com tênis, com bota e com scarpin. Ufa. É pedir demais de uma roupa? Não, não é! É só uma questão de multiplicar seus talentos. E o casaco que mais combina com todas essas exigências é o trench coat.

Nem precisa ser o modelo tradicional, em gabardine bege, modelagem ampla, fenda traseira, pala larga nas costas, tiras com fivelas nos punhos e bolsos fechados com tampas. Vale um preto, um modelo em sarja ou em couro. O lance é apostar em um que seja sóbrio, neutro e vá literalmente com tudo. Aí é chegar na frente do espelho e combiná-lo com o que você tem, usar fechado, aberto, com as pernas de fora ou muitos agasalhos, trocar o cinto oficial por outro e assim por diante. Repetir é mantra e investir em peças boas e básicas é lição de estilo.

Básico com bossa e um ar meio hippie-chique, com saião florido e bota 

O trench coat vai com tudo e veste bem todo mundo. Usado aberto alonga a silhueta 

Olhem as camadas do look: vestido fino, jaqueta de couro e trench coat por cima de tudo

Look monocromático torna a peça ainda mais sofisticada