A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) renovou a adesão ao programa Revalida, do Ministério da Educação (MEC), direcionado à revalidação de diplomas de médicos, obtidos em instituições de ensino superior no exterior. 

Em 2011, primeiro ano do Revalida, a Unioeste aderiu ao programa, por dois anos. Foram credenciadas 31 instituições no país, sendo somente duas no Paraná, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Unioeste. Na última portaria, 43 de 27 de setembro de 2013, que renovou a adesão ao programa, foram 36 instituições, sendo três do Paraná, a Unioeste, UFPR e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

O Revalida é implementado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e conta com a colaboração da subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos. As universidades públicas participam da elaboração da metodologia de avaliação, da supervisão e do acompanhamento da aplicação. 

A partir da publicação da portaria, será divulgado pelo Inep (portal.inep.gov.br/) o edital com o cronograma e os prazos para adesão das instituições e inscrição dos candidatos. As universidades públicas interessadas em aderir ao exame firmarão termo de adesão com o Ministério da Educação. Pode se inscrever o candidato que tenha diploma expedido no exterior, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação ou órgão correspondente do país onde se formou.